Que nome se dá ao sono curto e reparador?

Perguntado por: nmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Sono REM. Em adultos, o sono REM só ocorre pela primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, e se repete várias vezes ao longo da noite, com duração cada vez maior, especialmente na segunda metade da noite, podendo chegar perto de uma hora.

O sono reparador é aquele em que descansamos verdadeiramente e acordamos com disposição, sem apresentar sinais de cansaço ou sonolência ao longo do dia.

Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar. Os estágios anteriores a ele são chamados de não-REM. O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem.

O que é sono REM? REM é a sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos. É o sinal físico mais evidente de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda. O sono REM é fundamental porque é nele que as memórias são processadas e o conhecimento é consolidado.

90 minutos

Quanto de sono REM você precisa ter: o sono profundo ideal
Nosso primeiro ciclo de sono REM começa cerca de 90 minutos após adormecer e se repete a cada 90 minutos.

O sono também é um mecanismo regenerativo. Todos os sistemas do organismo se beneficiam da sofisticada química que ocorre enquanto estamos em repouso profundo. Quem dorme bem aproveita melhor o dia. Sua mente funciona melhor.

O tempo e o contexto mudam muita coisa. Até os hábitos de sono.

O termo hipopneia simplesmente significa respiração anormalmente lenta ou superficial, enquanto a apneia significa períodos de falta de respiração. A principal diferença entre os dois é explicada pelo grau de bloqueio na via aérea de uma pessoa.

O sono pode ser dividido em duas fases distintas: REM (Movimentos Oculares Rápidos) e NREM (Sem Movimentos Oculares Rápidos). O sono REM apresenta apenas um estágio, enquanto o NREM apresenta quatro estágios de sono diferentes.

As fases do sono são designadas pela sigla REM (pronunciada em inglês, como o nome da banda de rock: R.E.M.), que significa Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos. Uma das quatro fases do sono é o REM; as outras três são não-REM dividido em N1, N2 e N3.

O comum, aquele que integra o ciclo circadiano e que possui os estágios REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos), é conhecido como monofásico. E o comportamental, onde as pessoas escolhem alterar a rotina de sono direto por vários cochilos durante o dia, é denominado de polifásico.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos. A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos.

Parassonias são eventos indesejáveis relacionados ao sono que podem ocorrer durante o sono ou durante a transição do sono para a vigília ou vice-versa. Elas incluem comportamentos anormais (por exemplo, sonambulismo) ou sonhos (por exemplo, pesadelos).

Basicamente, há dois tipos de sono: o NREM, que tem quatro estágios de sono, e o REM, que é o último ciclo do processo. Essas etapas duram entre 90 a 110 minutos e se repetem durante a noite.

5 estágios do sono

  • 1ª fase - Fase do adormecimento.
  • 2ª fase - Fase de sono mais leve.
  • 3ª fase - Introdução ao sono profundo.
  • 4ª fase - Sono profundo.
  • 5ª fase - Sono REM:

De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória. E complementa: “Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e para o bem-estar”.

O sono normal é um processo ativo, no qual se observa um padrão cíclico de atividade cerebral que se repete a cada 90 a 120 minutos e envolve duas grandes fases que se alternam durante a noite: Rapid Eye Movement (REM) e não-REM. Após 8 horas de sono, por exemplo, um indivíduo experimenta cerca de 5 a 6 ciclos de sono.

Assim, para atingir o sono profundo, é necessário ter alguns hábitos antes de dormir. Por exemplo: evitar o uso de eletrônicos, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café. Além disso, é preciso manter o ambeinte escuro para que o corpo produza melatonina – hormônio do sono – e desempenhe sua função de forma adequada.