Que pertence a tem crase?
O verbo "pertencer" constrói-se com a preposição "a". Se o complemento (pertence a algo, ou a alguém) for feminino, teremos crase.
Quais os casos em que a crase é facultativa?
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Quando e como usar a crase?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Como não errar no uso da crase?
Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.
Como utilizar a A?
a: é usado antes de substantivos (coisas, pessoas, lugares ou emoções) para definir algo. Ex.: “A bicicleta é bonita.”; “A Catarina não foi simpática.”; “Eu vi a cobra.” á: é usado para acentuar a sílaba tônica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página.
Como usar a A?
Apesar disso, apresentam sentidos distintos, devendo ser usadas em situações diferentes.
- A: A mãe foi a pé.
- Á: A água está fria.
- À: Hoje à noite iremos à praia.
- Há: Há quantos anos não te via!
- Ah: Ah! Que notícia maravilhosa!
Tem crase antes de pronomes possessivos?
O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”
Onde não pode colocar crase?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Estou a base ou a base?
«À base de, com acento no a», locução prepositiva, que significa: `fundamentalmente por´, tem um sentido diferente de `a base de´, sem acento no a, que significa `a parte inferior´, `o apoio de´. Assim, a sua frase deveria ser escrita: `O medicamento é feito à base de plantas´.
Estou a espera tem crase?
03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...
Quais são os casos opcionais de crase?
Quando a crase é facultativa
- Depois da preposição “até” Exemplos: Vou até a faculdade agora. OU Vou até à faculdade agora. ...
- Antes dos nomes próprios femininos. Exemplos: Custa a Maria ver o filho sofrer. OU Custa à Maria ver o filho sofrer. ...
- Antes dos pronomes possessivos. Exemplos: Não iremos a tua casa.
Sou a professora tem crase?
Eu obedeço à professora.
Termo regido: a professora. Assim, a crase é a fusão da preposição “a” e do artigo definido feminino, singular ou plural (“a” ou “as”), daí se tem crase no singular ou crase no plural.
Tem crase antes de hora?
A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.
Como identificar a crase em uma frase?
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
Como justificar o uso da crase?
Uso obrigatório da crase
- Quando o verbo exigir preposição "a" e a seguir houver um artigo "a" e um substantivo feminino. Exemplos: ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
- Antes das palavras "casa" e "terra".
Pode usar crase depois de verbo?
A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.
Foi a padaria ou a padaria?
Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.
Faz bem a saúde tem crase?
É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.
Como é que se escreve a?
a é um artigo definido, feminino, singular. Utilizamos sempre antes do substantivo com função de determinante feminino.