Que relaxante muscular grávida pode tomar?

Perguntado por: omoura7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A ciclobenzaprina (relaxante muscular) é uma boa medicação para controle da dor lombar em gestantes.

Embora os estudos realizados não tenham evidenciado nenhum efeito teratogênico (dano ao feto), desaconselha-se o uso do TORSILAX® durante a gravidez e lactação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A toma de remédios via oral, como Dipirona e Paracetamol é uma possibilidade para os momentos de maior dor, mas não é indicado tomar mais de 1g por dia, por mais de 5 dias. Caso haja essa necessidade o médico deve ser consultado.

Salicilato de Metila + Cânfora + Mentol + Timol pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Durante a gestação, é normal a mulher sentir dores ou desconforto por um curto período. As inúmeras alterações causadas pelo aumento dos níveis de hormônios deixam os ligamentos do corpo elásticos e com maior mobilidade e as articulações ficam mais soltas.

Musculare (cloridrato de ciclobenzaprina) é contraindicado a pacientes que apresentam alergias a ciclobenzaprina. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Não deve ser usado durante a gravidez e a lactação.

Além da talidomida, exemplos de medicamentos que causam malformação fetal são:

  • Metotrexato;
  • Isotretinoína;
  • Lítio;
  • Valproato;
  • Tetraciclina;
  • Inibidores da enzima conversora de angiotensina (iECA), como o enalapril e captopril;
  • Antifúngicos azólicos, como o fluconazol e tioconazol.

O ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais populares do mercado, pode desencadear aborto espontâneo. O captopril, que controla a hipertensão, pode matar o bebê por falência renal. O antibiótico tetraciclina pode deformar os ossos do feto e deixar os dentes com manchas acinzentadas.

Grávida pode tomar Dorflex? É recomendado não tomar o medicamento durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de Dorflex durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.

Ciclobenzaprina. É considerada segura durante a gestação, sendo um dos analgésicos mais utilizados para o tratamento da dor lombossacral relacionada à gestação.

Os anti-inflamatórios não-esteroidais (como é o caso do ibuprofeno, ao lado do ácido acetilsalicílico, diclofenaco, entre outros) tem o uso contra-indicado às gestantes.

Tente não ficar muito tempo sentada ou deitada na mesma posição, porque isso contribui para o aumento do desconforto na lombar. Uma boa dica é usar almofadas como apoio para a coluna e um travesseiro entre os joelhos quando estiver deitada. Para dormir, prefira deitar-se de lado, preferencialmente para o lado esquerdo.

Por conta do desenvolvimento do bebê e com a expansão do útero, o excesso de peso na barriga faz com que haja uma inclinação da região da lombar. Além disso, os ligamentos, músculos, as articulações e nervos presentes ficam mais maleáveis, o que também pode ocasionar a dor.

Praticar exercícios como natação ou yoga para grávidas podem ajudar a trabalhar a pélvis, exercícios específicos para grávidas, fisioterapia, massagem, compressas de água morna e alongamento.

Durante a gravidez e lactação, o Salonpas Adesivo deve ser utilizado apenas após avaliação rigorosa do risco-benefício. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pela razão do eventual aparecimento de sangramento, este produto não deve ser utilizado por pacientes com dengue suspeita ou diagnosticada. Não usar em pele ferida ou em mucosas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Não utilizar durante a gravidez. Não utilizar em crianças.

Por que a febre pode oferecer riscos à gestação
O aumento da temperatura corporal acima dos limites considerados normais na gravidez é uma condição capaz de produzir alterações na estrutura do feto.

O descolamento da placenta é uma emergência médica
Um quadro de dor abdominal intensa, acompanhada de hemorragia com coágulos, diminuição dos movimentos fetais ou ausência dos mesmos, fraqueza com sensação de desmaio, palidez, sudorese e taquicardia constituem uma emergência médica.

A dipirona atravessa a barreira placentária. O uso de BUSCOPAN COMPOSTO é contra-indicado nos primeiros 3 meses da gravidez. Entre o 4° e o 6° mês, o uso somente deve ser considerado quando os benefícios superarem os possíveis riscos. BUSCOPAN COMPOSTO não deve ser utilizado durante os 3 últimos meses da gravidez.