Que som Tchibum imita?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Onomatopeia de mergulho: tchibum.

Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.

Onomatopeia de engolirou ou engasgar: gulp. Onomatopeia de trovões e raios: cabrum, brrr booom, brrr buuum.

Som emitido pelo seu corpo quando se choca com a água geralmente no sentido de piscina, praia e etc. Vamos dar um tchibum na piscina.

Zzzzzzummmmmmmm

Zzzzzzummmmmmmm, zzzzzzzzzzummmmmm, zzzzzzzzzzzummmmmm. O barulho do liquidificador não é, definitivamente, o mais agradável de se ouvir logo cedo pela manhã. Zzzzzzzzzzummmmmmm, zzzzzzzummmmmm.

São onomatopeias: “pocotó” (ato de cavalgar), “smack” (som de beijo), “urgh” (alguém com nojo) e “ratimbum” (som de uma banda).

fonfomfom-fom
[Brasil, Infantil] Som de buzina de automóvel. Origem etimológica:origem onomatopaica.

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

Em vez de usar palavras como “medo”, “assustado”, “terror”, faça o leitor sentir na pele o que a personagem está passando. Use e abuse de todos os sentidos. Descreva o cheiro do monstro, a sensação do seu toque, os sons que ele provoca (inclusive aqueles que foram alarmes falsos). Crie tensão e não explique demais.

Resumo das figuras de linguagem

  • metáfora.
  • comparação.
  • metonímia.
  • catacrese.
  • sinestesia.
  • perífrase ou antonomásia.

As onomatopeias são uma figura de linguagem que é utilizada para representar os mais diversos sons do nosso cotidiano. Por exemplo: “tic-tac” é a onomatopeia do som do relógio). “Miau” (gato), “tchibum” (mergulho) são outros exemplos.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia. Confira a seguir as características de cada um deles!

“Bzzzz!”, “Buzzzz!” referem-se ao ruído produzido por abelha voando; “Flop!”, ao ruído da língua pegando o alimento.

Mastersound foi um famoso estúdio de dublagem de São Paulo que dublou diversas séries, tanto animadas quanto filmadas.

PLOCH= Algo caindo. VUPT= Uma coisa que passou muito rápido. CRÁS= Vidro quebrando. TCHÁÁ= Barulho de água.

[Brasil, Informal] Onomatopeia com que se imita o ruído produzido por um corpo ao cair na água.

O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento.

A onomatopeia se dá pelo uso de fonemas para tentar reproduzir aproximadamente esses sons, seja na fala, seja na escrita. Podem ser usadas para imitar o som emitido por alguns objetos, animais ou fenômenos da natureza ou, ainda, para representar o ruído gerado por alguma ação.

Som da morte
As pessoas falam desse som como se fosse algo terrível, mas esse som, na verdade, me diz que o paciente está tão profundamente relaxado, e em um estado de consciência tão profundo, que sequer a saliva na garganta o incomoda enquanto as bolhas de ar entram e saem dos pulmões.

“Miau”: é o som do gato; “Có có”: o som que a galinha faz; e. “Piu”: atribuído a passarinhos ou a pintinhos.