Qual a ave que imita a voz humana?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A ave lira é uma ave australiana capaz de emitir sons incríveis e também copiar o canto de outros pássaros. Esse comportamento curioso só é possível devido a uma estrutura especial da sua seringe. A seringe pode ser comparada às nossas cordas vocais.

O pássaro-lira não apenas entoa canções com belas melodias, mas também consegue imitar outras espécies do reino animal e, até mesmo, sons de equipamentos mecânicos como alarmes e motosserras.

Os papagaios do congo, papagaios verdadeiro, cacatuas e arara são, talvez, os mais conhecidos falantes, mas mesmo os pequenos psitacídeos, como periquitos, calopsitas e jandaias podem ser treinados para “falar” e imitar sons.

Nem só de papagaio vivem as aves que falam: quando criados cativeiro, os corvos conseguem até mesmo falar com mais habilidade do que alguns papagaios, imitando também barulhos de carros, descargas, toques de celular (isso mesmo, um corvo pode imitar seu celular tocando) e reproduzindo sons característicos de outros ...

Entre as espécies, o corvo é quem mais se destacou, tido hoje como o pássaro mais inteligente do mundo. Um estudo da Universidade de Auckland observou a capacidade da espécie de utilizar uma série organizada de ferramentas para obter alimentos.

Periquito-de-colar-indiano. O periquito-de-anel-indiano é uma das espécies de papagaio mais notáveis e consegue aprender entre 200 a 250 palavras. Seus esforços se concentram em copiar vozes humanas nos arredores ou filtrar expressões específicas enquanto ouve música, contando com uma qualidade de imitação excepcional.

Muitos animais - incluindo focas, golfinhos e morcegos - são capazes de se comunicar vocalmente. Mas papagaios estão entre os poucos que podem imitar, de forma espontânea, membros de outras espécies.

Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

Nos passarinhos a lágrima também serve para proteção. Mas os cientistas acham que quando o passarinho está triste ela não mostra sua tristeza com lágrimas. Na natureza, os animais conversam de maneiras diferentes uns com os outros.

O que se sabe é que, na natureza, essas aves são extremamente comunicativas. Como os papagaios aprendem a falar por meio da audição e repetição, esse processo começa ainda quando filhotes. Eles começam com imitação dos sons emitidos pelos pais a fim de se comunicar com a família e com outros indivíduos.

Afinal, eles conseguem falar? Sem grandes delongas, a resposta é sim: o periquito-australiano pode falar. Na verdade, seria mais apropriado dizer que esses passarinhos são capazes de imitar os sons da fala humana, emulando palavras e frases que emitimos.

O órgão responsável pela “falação” é a siringe, uma estrutura localizada no peito, ao final da traqueia, que é usada para reproduzir os sons. Em resumo, quando um papagaio tenta se comunicar, o som passa pela garganta e o animal usa a língua para reproduzir as palavras e frases que escutou por aí.

Os ring necks tem a capacidade de aprender a falar. Caso tenha um com o pescoço redondo, isso certamente irá aumentar suas chances. Eles normalmente falam bastante.

O único pássaro que se atreve a atacar uma águia é o corvo. Ele senta sobre suas costas e morde seu pescoço. No entanto, a águia não responde e nem luta, não perde tempo e nem gasta sua energia com ele!

Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

  • 1 – Shoebill ou cegonha-bico-de-sapato. O shoebill é, sem dúvida alguma, um dos pássaros mais assustadores que habitam nosso planeta. ...
  • 2 – Papagaio-drácula. O papagaio-drácula possui uma esteticamente totalmente sombria. ...
  • 3 – Abutre-fouveiro. ...
  • 4 – Casuar-do-sul. ...
  • 5 – Marabu.

Harpy Eagle:
Ela é frequentemente chamada à águia mais poderosa do mundo, pesando até 9 quilos e medindo 105 cm de comprimento. Suas garras são mais longas do que as garras de um urso, e poderosa, que podem quebrar o braço de um homem ou até mesmo perfurar o crânio, se quisesse.

Íbis-do-japão
De tamanho médio, era bastante comum na Rússia, Japão e China, mas acabou entrando em risco de extinção por intervenção do homem. Hoje em dia, estima-se que existam apenas 250 desses animais vivos, nos quais o governo chinês investe pesado para sua conservação e aumento da população.