Que tipo de líder era Steve Jobs?

Perguntado por: rvarela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Dentre as características de Steve Jobs, uma das mais admiradas e temidas era o seu perfeccionismo. Era sua busca pela perfeição que o fazia ser um líder sobretudo duro e intransigente, obrigando suas equipes a recomeçarem processos já quase concluídos por conta de detalhes.

Com base em todo seu conhecimento e experiência, Steve Jobs tornou-se conhecido pelo mundo todo. Criou vários produtos com dedicação, e se destacou em razão da experiência com a empresa Apple.

Qual o melhor estilo de liderança? A resposta para essa pergunta é simples e objetiva: não existe um estilo de liderança melhor ou pior. Existem modelos de liderança, maneiras de empregar diferentes tipos de liderança em diferentes situações e tirar o melhor proveito para sua carreira, seus colaboradores e sua empresa.

Confira a seguir!

  1. Liderança autocrática: o estilo mais tradicional. Em uma liderança autocrática, todas as tomadas de decisão são centralizadas em uma só voz. ...
  2. Liderança liberal: oposta à autocrática. ...
  3. Liderança democrática: o equilíbrio dos tipos de liderança. ...
  4. Liderança coaching: uma grande promessa.

Genial, perfeccionista, obsessivo e inflexível, Jobs tinha uma personalidade difícil e exigia dedicação máxima de seus subordinados.

Centralizador e perfeccionista, inventivo e empreendedor. Esse era o perfil do homem que criou a maior empresa de tecnologia da história, a Apple. Não existe alguém no mundo da tecnologia que desperte a mesma paixão que Steve Jobs provoca.

O legado de Steve Jobs
O impacto de Jobs começou na década de 70, quando, juntamente com Steve Wozniak, ele criou os primeiros notebooks, o Macintosh. Além de seu legado com a Apple, Jobs também era um empresário inteligente que se tornou multimilionário antes dos 30 anos. Em 1984, ele fundou a NeXT Computers.

O objetivo de Steve Jobs sempre foi criar a melhor experiência possível para o usuário dos aparelhos, algo que se tornou uma verdadeira obsessão.

Incentive o trabalho colaborativo
Jobs sempre entendeu suas empresas como empreendimentos colaborativos e fazia elogios para as pessoas quando merecidos. Pensava que a força principal do sucesso estaria nas pessoas da sua equipe e no desenvolvimento da confiança mutua.

Steve Jobs se tornou um símbolo no mercado em que atua por inovar e tornar seus produtos uma referência para os consumidores. Visão estratégica, tino comercial e inclinação para arriscar foram suas principais habilidades.

5 tipos de liderança mais frequentes

  • Liderança Transformacional. ...
  • Liderança Transacional. ...
  • Liderança autocrática. ...
  • Liderança do tipo Laissez-faire (ou sem intervenção) ...
  • Liderança Democrática.

7 tipos de liderança e suas características

  • Liderança autocrática (chefe) ...
  • Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo) ...
  • Liderança liberal. ...
  • Liderança com base no coaching. ...
  • Liderança situacional. ...
  • Liderança técnica. ...
  • Liderança carismática.

Através dessa lista, é possível apresentar três pilares fundamentais para desenvolver uma boa liderança: organização, comunicação e transmissão.

Atualmente, os tipos de liderança mais comuns são a democrática, a liberal e a autocrática, baseadas na Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes. No entanto, elas não são as únicas que vigoram no mercado de trabalho.

Podemos definir o que é liderança autocrática como um modelo de gestão em que o líder centraliza em si todo o poder decisório de uma equipe, departamento ou empresa como um todo, criando ali uma liderança autoritária.