Quem era o líder da tribo de Judá?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

Josias - filho de Amom, começou a reinar com oito anos; na idade adulta restaurou o templo e promoveu a adoração a Deus, renovando a aliança entre Deus e os israelitas; foi o último rei de Judá fiel a Deus.

Monarquia dividida
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Uma das mais importantes tribos é a tribo de Efraim, da qual Josué fez parte. O Hoje em Dia mostra os personagens da tribo na novela.

Não houve um sucessor de Josué em Israel, pelo menos não nos mesmos moldes de sua liderança e da liderança de Moisés, antes dele. Josué foi escolhido por Deus para suceder Moisés na liderança do povo de Israel já no final do período de peregrinação pelo deserto.

Assim como Moisés, em A Bíblia, Josué era obediente a Deus e meditava nas escrituras sagradas. Homem de fé, ele recebeu a missão de liderar o povo de Israel. Apesar das dificuldades e provações, o jovem se manteve firme em seu propósito e buscou a orientação do Senhor.

Função: governar e promover o bem estar do povo – tribo responsável pela saúde do povo, formada por médicos, enfermeiros, terapeutas e também por líderes políticos. Pertencem à tribo Judá o Rei Davi e o Senhor Jesus.

Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

Judá perde toda a sua família após uma interferência divina. "Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou". (Gn. 38:7).

As Doze Tribos de Israel (Ruben, Simeão, Judá, Zebulão, Isacar, Asher, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad, Benjamim e Levi) ligam-se à Palestina, situada a sul da Síria.

Atualmente é controlada pelo Estado de Israel.

Asa ou Asafe foi o terceiro rei de Judá após o cisma de Israel. Era filho de Abias e neto de Roboão e de Maaca que, por sua vez, era mãe de Absalão. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém (912-871 a.C.). Foi enterrado na Cidade de Davi.

Reis de Judá (Reino do Sul) Vamos os conhecer agora os reis que governaram Judá após a divisão das tribos. Ao todo foram vinte reis que reinaram entre 930 e 586 a.C.