Que tipo de música toca no Nordeste?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Entre eles, destacam-se o baião, o xote, o frevo e o axé, mas esses são apenas alguns dos muitos gêneros musicais que compõem as melodias da região Nordeste do Brasil.

Forró O Forró é um ritmo contagiante e é sinônimo de tradição nordestina. O Forró engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado do par.

A música nordestina traz os caracteres de um povo singular em uma amplitude de muitos ritmos, miscigenações culturais, criatividade extrema representadas em festas, cores e expressões. Seu povo de 55 milhões de pessoas é distribuído em nove estados carimbados em mesmos denominadores culturais e sociais.

A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...

Os ritmos nordestinos estão muito presentes nas músicas de Festa Junina. A música é marcada pelo uso de instrumentos típicos da região, como sanfona, viola, triângulo etc. Entre os ritmos mais comuns temos Xaxado, Xote, Quadrilha, Baião e Samba-de-coco.

O melhor da música nordestina

  • Maracatu Atômico – Chico Science e Nação Zumbi. ...
  • Eu Só Quero Um Xodó – Dominguinhos. ...
  • Ai Que Saudade D'Ocê – Elba Ramalho. ...
  • Frevo Mulher – Zé Ramalho. ...
  • Festa do Interior – Gal Costa.

O forró, hoje, é praticamente um gênero musical que engloba os ritmos acima mencionados. Sua origem é o sertão nordestino e os instrumentos musicais utilizados são basicamente a sanfona ou acordeão, o triângulo e a zabumba.

Na música popular, destacam-se ritmos tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé e frevo, dentre outros ritmos.

Dança típica nordestina, o forró é também um estilo musical. Realizado em pares, os movimentos são marcados pelo arrastar dos pés e pode ter giros e acrobacias. A música que acompanha é feita com a sanfona, o triângulo e a zabumba, sendo divida em gêneros como o xote, xaxado e o baião.

carnaval

O carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Também as festas juninas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) se destacam. Os festejos de bumba meu boi são tradicionais em todos estados nordestinos.

Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

Costumes e tradições
Na região, é celebrado São João, época de festas, danças – como a quadrilha, feita em pares -, comidas típicas – o milho, a canjica e o mungunzá – e as brincadeiras feitas entre amigos e família. É terra de músicas e ritmos diferenciados como o forró, frevo, maracatu, frevo, o brega.

Alguns artistas nordestinos de renome são conhecidos internacionalmente, como por exemplo, Alceu Valença, Antonio Nóbrega, Chico Science, Alcione, entre outros. Além de importantes pensadores e figuras regionais como Nelson Rodrigues, Nise da Silveira e Hilda Dias dos Santos.

Forró

Mas, com certeza o mais popular dentre os ritmos e danças típicas nordestinas é o Forró. Dizemos isso com propriedade, visto que o Forró é dançado não somente no nordeste, como no Brasil inteiro.

No post de hoje, trazemos uma série de opções para você escolher as suas favoritas e poder variar em sua rotina de exercícios físicos.

  • 1- Samba. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Nesta reportagem, você conheceu a prática de algumas danças que são características do período junino no Nordeste do Brasil. Dentre as danças mais populares da região, você pode conhecer o arrasta-pé, o forró, o xaxado e o xote, além de ficar por dentro da história de cada uma dessas danças.

A cultura nordestina foi influenciada por indígenas, africanos e europeus. Com características próprias, os costumes e tradições muitas vezes variam de estado para estado. Artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular e danças; são várias as manifestações culturais que se destacam na região Nordeste.

sertanejo

O sertanejo é o estilo musical favorito de 30% dos entrevistados, à frente de funk, pop e rap, citados por 24% das pessoas. Ele também aparece em primeiro lugar, ou pelo menos empatado dentro da margem de erro, em quase todos os recortes —por gênero, raça, renda familiar mensal e posicionamento político.

A região também recebeu o maior contingente de africanos escravizados, cada um trazendo consigo elementos ímpares de suas culturas. Essa união tornou desde cedo a música feita pelos povos nordestinos uma canção engajada, comprometida com as particularidades de quem ali vivia.