Que tipo de representação mostra a superfície terrestre com menos distorções?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Esse tipo de projeção representa com menos distorções as baixas latitudes.

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.

Um mapa corresponde à representação aproximada da superfície terrestre em um plano utilizando as coordenadas geográficas. Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas.

A Terra pode ser representada de diversas formas, entre as quais se destacam os mapas e os globos. Além destas, existem também as fotografias aéreas, as imagens de satélite e os ortofotomapas.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

O globo terrestre é uma representação da Terra em escala pequena. É a forma de representação que mais se aproxima do formato real do nosso planeta. O mapa ou planisfério é a representação da superfície da Terra em uma área plana.

Projeção cônica
Essa projeção é utilizada para representar partes da superfície terrestre, como o trecho de um continente. Na projeção cônica, as distorções próximas ao paralelo de contato com o cone são pequenas e aumentam à medida que as superfícies representadas se distanciam desse paralelo.

Uma representação da superfície da Terra sempre apresentará distorções devido ao fato principalmente de torná-la uma representação plana, por isso as projeções cartográficas são criadas com o objetivo de minimizar as imperfeições presentes nos mapas.

A superfície terrestre é resultante da interposição entre três camadas, a litosfera (porção sólida), a atmosfera (porção gasosa) e a hidrosfera (porção líquida). Juntas, essas camadas permitem a existência de uma quarta expressão sobre a camada superficial da Terra: a biosfera, onde se manifesta a vida.

Devido à impossibilidade de se criar o mapa perfeito, existem diversas formas de se representar superfícies grandes, ou, diversos tipos de projeções cartográficas. Cada uma terá uma distorção diferente e em locais diferentes.

A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.

Na projeção de Mercator, os paralelos e meridianos se cruzam formando ângulos retos (90°). Outro aspecto importante é que o tamanho dos territórios é distorcido nas latitudes mais elevadas, ou seja, nas regiões mais distantes da Linha do Equador. Próximo desse paralelo, as distorções são menores.

Resposta verificada por especialistas. A) Em um mapa, podemos optar por representar toda a superfície ou parte dela, como um continente, um país, uma região ou uma cidade. Os mapas, por outro lado, têm dificuldade em converter uma esfera em um plano sem deformá-la.