Quem atendeu lhe está correto?

Perguntado por: iduarte9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A opção em que há erro na colocação ao pronome oblíquo átono é esta: "Quem atendeu-lhe?" . Por isso, a resposta correta é a alternativa A. Ocorreu, no item A, uma ênclise, isto é, o pronome apareceu após o verbo.

No mínimo, uma a cada seis meses
Quem tem moto esportiva deve ficar mais atento: motores que trabalham com giros mais altos costumam consumir mais óleo. Atenção: a cada seis meses, é necessário fazer a troca, mesmo que você não tenha alcançado a quilometragem limite.

Resumo: quando usar “te” e “lhe”
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Eu o amo ou eu lhe amo
Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Receber, obter, alcançar.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando indica o ato de prestar atenção, sendo sinônimo de escutar, ouvir, ver,...

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

No português de Portugal, a frase mais correcta é a segunda (A carta foi-lhe enviada por mim), porque é a mais natural, a que todos dizem. Mas dizemos (mais correctamente) lhe foi, em frases como as seguintes e outras: Sabes/Sabes muito bem/Bem sabes que a carta lhe foi enviada por mim.

Estou te enviando é a forma correta.
A gramatica brasileira é bastante complexa com diversas regras e formas de escrever coisas com o mesmo significado.

Isso é um erro. Não o fato de amar Ester, mas o uso do pronome lhe, que só complementa verbo transitivo indireto (VTI), ou seja, verbo que exige a preposição a. Amar é verbo transitivo direto (VTD), ou seja, que não admite preposição alguma (Quem ama, ama alguém).

Regras para o uso da ênclise
O pronome deverá ser escrito obrigatoriamente depois do verbo… em orações iniciadas com verbos (as frases nunca devem começar com pronomes oblíquos); em orações imperativas afirmativas; em orações reduzidas do gerúndio (sem a preposição em);

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

É correto dizer "me chamo" desde que não esteja no início da frase ou imediatamente após sinal de pontuação. Nessas circunstâncias, a norma-padrão recomenda o uso da ênclise, ou seja, emprego do pronome oblíquo após o verbo, assim: "chamo-me".

Continuar lendo Estou lhe ou estou lhe?