Quem colonizou Roraima?

Perguntado por: lbarros7 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ingleses e holandeses vindos da Guiana, espanhóis vindos da Venezuela e portugueses, capturavam índios nessa região. Em 1718, após várias disputas, os portugueses expulsaram os invasores, garantindo a posse do território para Portugal.

Somente em 1943, o governo brasileiro criou o Território Federal de Rio Branco. A área pertencia anteriormente ao Amazonas. Em 13 de dezembro de 1962, o território foi denominado Roraima e, em 1988, elevado à condição de Estado da Federação.

Ele foi desmembrado por meio de um decreto no ano de 1943, quando então foi criado o Território Federal do Rio Branco. No ano de 1962, o estado foi então denominado Território Federal de Roraima e começou a ser considerado um estado por meio da Constituição Brasileira de 1988.

Ingleses e holandeses vindos da Guiana, espanhóis vindos da Venezuela e portugueses, capturavam índios nessa região. Em 1718, após várias disputas, os portugueses expulsaram os invasores, garantindo a posse do território para Portugal.

O nome do Estado de Roraima origina-se das palavras roro, rora, que significa verde, e ímã, que quer dizer serra, monte, no idioma indígena ianomâmi, formando serra verde, que reflete o tipo de paisagem natural encontrada na região.

Embora habitada basicamente por índios, não foi tranqüila a estadia dos primeiros europeus que lá se instalaram, isso porque a Espanha promovia invasões a essa parte do território colonial de Portugal através da Venezuela, e os neerlandeses através da Guiana.

Nessa língua indígena, roro - ou também rora - significa verde, e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra "serra verde", que reflete a paisagem natural da região específica. Há ainda, a hipótese da palavra "Roraima" ter outros dois significados: "Mãe dos Ventos" e "Serra do Caju".

O povoamento de Boa Vista foi um dos pioneiros no extremo norte brasileiro. A cidade foi o primeiro povoado urbano fundado em Roraima, em meados de século XIX, a partir da construção de casas e comércios nas margens do rio Branco. Logo se tornou oficialmente um município.

Segundo Aldo Bizzocchi (artigo "A pronúncia correta de `Roraima´", na revista em linha Língua Portuguesa), «podemos dizer indiferentemente "roráima" ou "rorâima": ambas as pronúncias são corretas e legítimas em português», porque «não há oposição fonológica (isto é, distinção de significado) entre vogais abertas e ...

“Roráima” ou “Rorâima”, como você preferir. É que, segundo os linguistas, as regras fônicas de uma palavra são regidas pela língua falada. Portanto, não há certo ou errado.

São Luiz é a cidade menos populosa de Roraima, com 8.110 habitantes (IBGE, 2020).

Diferentes de muitos destinos do Brasil, a capital de Roraima não é banhada pelo mar, mas possui praias formadas por rios de água doce, que cortam toda a cidade, como o Tacutu e Uraricoera.

A base produtiva do estado está na agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), pecuária (bovino, suínos e aves) e o extrativismo animal, vegetal e mineral (diamantes, casseterita, molibdênio, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro).

Maior terra indígena do país, o território yanomami foi demarcado em 1992 e fica nas florestas de Roraima e Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela.

Os Macuxi são a etnia mais populosa, com aproximadamente 30 mil pessoas no Estado de Roraima, distribuídos em 22 terras indígenas (LISBOA, 2017).

Anhangá – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os povos indígenas de Roraima, Macuxi, Wapichana, Taurepang, Ingaricó, Patamona, Ye`kuana, Yanomami, Sapará e Wai-Wai se reuniram entre os dias 11 e 14 de março na 45ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada no Centro Regional Lago Caracaranã, região da Raposa, Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) ...

Damurida: prato típico da etnia Macuxi. As religiões presentes na comunidade são a católica e denominações evangélicas. Todavia, a maior parte ainda é católica. Não há pajé na comunidade; há somente benzedeiras, rezadores e parteiras.

Leis que reduzem desigualdades sociais marcam 33 anos do Estado. O Estado de Roraima completa neste dia 5 de outubro, 33 anos de criação.

A infraestrutura de Roraima apresenta muitos problemas estruturais, em razão do baixo investimento público e do desinteresse do capital privado na realização de obras no estado.

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.