Quem come águas vivas?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Apesar de seus tentáculos urticantes ajudarem a manter os predadores longe e seu corpo transparente auxiliá-la a passar despercebida, alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, possuem uma alimentação à base de águas-vivas.

As Águas-Vivas podem comer peixes, camarões, caranguejos e até mesmo possuir microalgas vivendo em seus tecidos, fornecendo-lhes nutrientes a partir da fotossíntese. Geralmente são animais que irão capturar suas presas com o auxílio de seus tentáculos, mediante a utilização de suas substâncias urticantes.

A adaptação da queratina na boca das tartarugas marinhas é muito importante, já que devido a que elas não possuim dentes, essas pontas de queratinas, ajudam a mastigar a suas presas, e além disso, protége ela de susbtâncias toxicas que são mecanismo de defensa de seu alimento.

Como o contato é entendido como uma ameaça pela água-viva, ela dispara essas “agulhas” contra a pele em alta velocidade. Logo em seguida, essas estruturas se rompem e liberam as toxinas que causam o ferimento semelhante a uma queimadura.

Tubarão branco

1. Tubarão branco. O tubarão branco (Charcharodon carcharias) é o mais agressivo e temido dentre todos os outros. É um excelente nadador, rápido e ágil, que pode saltar na água para surpreender a vítima.

Tem um sabor delicado que tende a assumir os sabores do que quer que seja cozido. Ainda assim, se não dessalinizada, pode ser bastante salgada. Você pode comer água-viva de várias maneiras, com molho de soja, óleo e vinagre para uma salada.

Águas-vivas: colágeno e remédio contra câncer. Piraino vem examinando os mistérios dessas criaturas de mais de meio bilhão de anos para descobrir seus possíveis usos. Eles incluem um potencial para combater tumores e também a utilização de espécies cheias de colágeno como fonte de lábios mais voluptuosos.

Para ver a luz, detectar odores e se orientar, a água-viva tem nervos sensoriais rudimentares na base de seus tentáculos. O desenvolvimento da água-viva dura semanas até se tornarem adultas, quando recebem o nome de medusa. A partir daí o tempo estimado de vida é de três a seis meses.

Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata)
A água-viva-juba-de-leão, apesar do tamanho importante que pode alcançar, não é perigosa para uma pessoa saudável, já que seu contato não causa mais que uma irritação.

Elas brilham no escuro! Não acontece com todas, mas muitas águas-vivas possuem órgãos bioluminescentes, o que as faz brilhar, sendo uma arma para distrair seus predadores. As águas-vivas conseguem se clonar.

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

Águas-vivas podem ser vistas em águas rasas ou encalhadas na areia das praias. Não toque nelas. Mesmo os animais encontrados mortos na praia podem eliminar veneno pelos tentáculos, se forem tocados.

O contato dos tentáculos da água-viva com grandes extensões da superfície da pele faz com que os sintomas sejam mais intensos e nesse caso a vítima pode apresentar dores abdominais, calafrios, febre e diarréia. Por isso, muito cuidado com as águas-vivas. E se acontecer um acidente corra para o médico!

As águas-vivas são sim capazes de queimar as palmas das mãos das pessoas, basta entrar em contato, o que acontece é que é dificil elas chegarem até a mão, já que elas não ficam na superfície da água, por isso elas geralmente atacam as pernas.

Quando você encosta em uma água-viva, ela ejeta filamentos cheios de toxinas, que perfuram a pele. Essas toxinas podem ou não causar dor aos seres humanos. Mas não é um ataque. É só uma forma automática de defesa.

As águas-vivas são constituídas por uma camada de epiderme, gastroderme e uma espessa camada gelatinosa chamada mesogleia que separa a epiderme da gastroderme. Se você nunca foi picado por uma água-viva, então você tem muita sorte, pois eles têm uma picada dolorosa e algumas podem até matar.