Quem não é batizado nas águas pode ser batizado com o Espírito Santo?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Não devemos orar sobre eles pelo batismo no Espírito, o que daria a impressão enganosa de que o Espírito Santo é dado independentemente de sua incorporação em Cristo e em Sua Igreja. Isso não significa, absolutamente, que elas não podem receber oração de imposição de mãos.

Uma vez que o batismo nas águas aconteceu, com aquela pessoa verdadeiramente se entregando ao Senhor Jesus, Ele também Se entrega ao batizado. “O batismo no Espírito Santo significa confirmação de Deus”, relata o bispo.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado' [Marcos 16:15–16].

Obedecer Fielmente. É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.

Alguns dos sinais do batismo no Espírito Santo são: certeza (convicção), paz interior, alegria, caráter, etc. Cuidado! Não dê ouvidos aos homens, mas ao Espírito de Deus que confirma dentro de você”.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Muitas pessoas desejam o batismo com o Espírito Santo, mas ainda não O receberam. Talvez, Ele ainda não entrou em sua vida, por causa do que há em seu coração. Como Deus, Ele nos conhece por completo e não há o que possamos esconder.

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico:

  • Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
  • A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha;
  • A imersão: o batizando é imerso nas águas.

Somente as pessoas cristãs que acreditam no batismo do Espírito Santo. O sinal de quem é batizado pelo Espírito Santo, que tem o revestimento de poder, é falar em línguas. Ninguém nasce falando em línguas, ele (o dom) só pode ser colocado na pessoa que recebe Jesus Cristo como Senhor e Salvador e que crê no batismo”.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Por isso, um dos maiores sinais de quem recebeu o Espírito Santo é o amor pelas almas — o mesmo amor que moveu o próprio Deus a dar o Seu único Filho por nós que estávamos perdidos (João 3:16). Por esse amor, Deus deu a todos, incluindo os que não creem Nele e os que O odeiam, a oportunidade da vida eterna.

OREMOS: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Mais uma vez está claro que nem todos os crentes tem o dom de falar em línguas estranhas, isto é, desconhecidas. Portanto, qualquer verdadeiro irmão em Cristo é batizado com o Espírito Santo e pode não falar em línguas.

Quando você recebeu o batismo no Espírito Santo, você pode ter sentido uma alegria transbordante, uma plenitude interior muito grande, um novo sentido do amor de Deus, um novo fervor para falar aos outros sobre Jesus.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

O Espírito Santo traz paz e alegria; o fogo consome a vida própria e causa dor. Assim como o fogo habita no Espírito, o Espírito habita no fogo, pois Deus é Espírito, mas ele também é um fogo consumidor. (Hebreus 12:29.) O fogo fará sentir sua presença imediatamente após a pessoa ser batizada com o Espírito Santo.

Aquele que se arrepende e chora diante do Senhor é motivado a olhar para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens.

Quando o batismo é válido? O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero ou diácono) – ou em caso de necessidade qualquer pessoa batizada – derrame água sobre o batizando, enquanto diz: ““N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org).

O batismo de fogo é um termo no jargão militar que se refere à primeira experiência de combate de um soldado em batalha. Ela é uma frase originária das palavras de João Batista em Mateus 3:11.

O pentecostalismo sustenta a tese de que o falar em línguas é a evidência física inicial do batismo com o Espírito. Sendo assim, a única forma de uma pessoa identificar se foi batizada com o Espírito é se essa experiência foi acompanhada pelo falar em línguas.