Quem dá a sentença o juiz ou o promotor?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A principal diferença é que Juiz julga e Promotor de Justiça postula, pede, requer, ou seja, não julga.

Na área criminal, o promotor de justiça é responsável por exercer a função de órgão acusatório, promovendo denúncias nos crimes de ação penal pública, aquelas que tutelam os interesses da sociedade.

O prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Código de Processo Civil, que deve proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz pode prorrogar o prazo por igual período, poderá levar até 60 dias.

Nas instâncias da Justiça Estadual, quem antecede os desembargadores são os juízes de direito. Estes, são os primeiros a julgar a ação e proferir a sentença. Da mesma forma, quem sucede os desembargadores em autoridade são os ministros dos Tribunais Superiores (STJ e STF).

Quando o promotor recorre da sentença, significa que o Tribunal vai apreciar o que prolatado e pode mudar a decisão, inclusive para aumentar a pena, que é o único caso. Nos demais, quando só o réu apela, não há possibilidade de aumentar a reprimenda.

O MP, o promotor não pode prender, tem que pedir ao juiz que prenda. Agora, a polícia pode prender em flagrante.

a) O Promotor de Justiça deve: i) ter um roteiro da fala; ii) falar de maneira natural e objetiva; iii) ser didático; iv) amalgamar razão e emoção; v) vigiar a postura (evitar abraços com o adversário, cochichos risonhos com o juiz, descuido com sua imagem, etc), já que o jurado observa não só o discurso formal, mas a ...

Assim, na parte final do julgamento, após o encerramento da votação na sala secreta, o juiz proclama a sentença conforme o resultado da votação e faz a leitura para todos os presentes. Em seguida, agradece a presença dos participantes e declara encerrada a sessão.

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Olá, o promotor irá avaliar o processo, é decidir qual o melhor procedimento a ser tomando na situação atual do processo.

Após o parecer do Ministério Público, os autos vão para a mão do juiz que decidirá sobre o pedido de liberdade provisória.

A maioria das irregularidades cometidas por juízes no exercício de suas funções é investigada e punida no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o órgão fiscalizador.

Uma dica adicional é não falar diretamente com a parte contrária, mas só com o seu advogado. Trata-se de uma demonstração de respeito para com o profissional. Respeito gera respeito e isso pode influenciar de forma positiva no transcorrer da audiência.

Tendo isso em mente, o salário de um juiz costuma variar entre R$27.500,00 e R$33.000,00, dependendo da região em que atua.

O juiz sentenciante também dispôs que "'doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento".

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Sendo assim, promotores e procuradores de Justiça serão tratados por “Vossa Excelência” [V. Exa.].

AUTOS ENTREGUE EM CARGA AO MINISTERIO PUBLICO - Significa que o processo foi retirado do cartorio pelo promotor. AUTOS ENTREGUES CARGA - Significa que a pasta do processo voltou para o cartorio. AUTOS ENTREGUES EM CARGA AO DESTINATARIO - Significa que o processo foi retirado do cartorio por alguem.

Excelentíssimo Senhor Promotor, insto a atenção de Vossa Excelência para a fiscalização da execução da lei supracitada. Senhor Promotor, comunico a Vossa Excelência as alterações efetuadas no ato judicial. Excelentíssimo Senhor Promotor, solicito os préstimos de Vossa Excelência na resolução deste processo.