Quem descobriu a pirâmide?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A primeira pirâmide usou como modelo de mastaba e foi feita por volta de 2630 a.C., pelo rei Djoser, o qual pertencia à Terceira Dinastia. Os egípcios escolheram a forma de pirâmide para facilitar a ascensão do faraó aos céus, onde seria acolhido por Rá, a divindade mais poderosa na mitologia egípcia.

Pesquisadores descobrem que operários antigos molhavam areia do deserto para arrastar pedras e esculturas gigantes. Elas foram construídas há milhares de anos, quando não havia escavadeiras ou gruas. Porém, continuam maravilhando o mundo - e os cientistas - pelo enorme esforço e pelos engenhos usados na sua construção.

2. 550 a.C.

A primeira das pirâmides do Egito a ser erguida foi a pirâmide de Queóps. Sua construção é uma homenagem ao faraó que comandava o Egito naquela época. A construção aconteceu em 2. 550 a.C., composta por 2,3 milhões de blocos de pedra que pesam cerca de 2,5 a 60 toneladas cada.

E foi a partir do modelo dessas obras denominadas “mastabas” que, por volta de 2.630 a.C, o rei Djoser foi quem arquitetou a primeira pirâmide do Egito.

Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição, e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar a sua vida após a morte.

As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.

Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.

Até novembro de 2008, existiam fontes citando entre 118 e 138 pirâmides egípcias identificadas. A maioria delas foi construída como túmulos para os faraós e seus consortes durante os períodos do Reino Antigo e Médio.

De acordo com correntes atuais da arqueologia, os egípcios perfuravam o granito com um método que consistia em introduzir cunhas de madeira em uma fenda natural da rocha, embebendo-as com água.

As Primeiras Pirâmides
Até o início da Primeira Dinastia, 2950 a.C., as tumbas eram esculpidas em rocha ou eram edificadas estruturas denominadas "mastabas". Estas tinha uma forma piramidal, mas pareciam quadrados empilhados em cima do outro e não eram tão altas.

O que está no topo das pirâmides? Atualmente nada, mas na época existia um bloco de pedra, que podia ser calcário, granito ou mesmo diorito que chamamos de piramide.

Grande Pirâmide de Gizé

Conhecida também como a Grande Pirâmide de Gizé, Quéops é a maior pirâmide, além de ser considerada a mais importante. Possui uma altura de 140 metros de altura e 230 metros de base (quase 1 quilômetro de perímetro).

Além desta parte, a pirâmide guarda em seu interior também a Câmara da Rainha – outra sala nomeada por se acreditar ser onde a esposa de Quéops teria sido enterrada – e uma passagem mais alta, com paredes ornamentadas chamada de Grande Galeria, a qual dá acesso à tumba do rei. As pirâmides de Gizé.

Porém, o faraó era apresentado como a personificação de deuses na Terra, e ao morrer, aos céus retornaria. Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.