Quem deve atualizar o Cadastro Único?

Perguntado por: onovaes8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

E se não atualizar? A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, as famílias inscritas devem manter seus dados cadastrais atualizados. Isso deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

Prazo: 11 de novembro de 2022.

Para receber o Auxílio Brasil, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e com cadastro atualizado há menos de 24 meses.

Os beneficiados por programas sociais do governo federal inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que não fazem a atualização de seus dados há mais de dois anos têm até esta sexta-feira, 11, para fazer o recadastramento nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

O Cadastro Único deve ser atualizado obrigatoriamente a cada 24 meses, no máximo, para que o beneficiário mantenha seus direitos e acesso aos benefícios concedidos.

Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 até R$ 210,00 (situação de pobreza), a entrada no Programa acontece somente se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.

Dessa forma, precisam ir ao CRAS apenas as famílias que receberam uma mensagem do Governo Federal, pois estão com os dados do CadÚnico desatualizados desde 2016 e 2017. O ideal é que o Cadastro Único seja atualizado em, no máximo 2 anos.

Como saber se preciso atualizar os dados? Os beneficiários podem verificar seu cadastro pelo aplicativo Cadastro Único (disponível para Android ou iOS) ou na versão web no endereço cadunico.cidadania.gov.br. Nessa página, também é possível encontrar o endereço dos postos de atendimento.

A importância de atualizar os dados no Cadastro Único é de assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas permaneçam conforme a realidade social das famílias.

Atualizar Cadastro Único pela internet

  • Acesse o App Meu CadÚnico ou site;
  • Selecione a opção “Atualização cadastral”;
  • Faça login com dados do Gov.br;
  • Preencha os dados, insira novas informações ou confirme as já existentes;
  • Clique em “Enviar cadastro”.

Quando o NIS está desatualizado? A atualização cadastral dos dados vinculados ao NIS deve ser realizada sempre que houver mudanças nos dados pessoais como endereço, renda, número de familiares, entre outros.

Atualização do Cadastro Único
Entretanto, após confirmar ou alterar as informações, os municípios tem um prazo de até 180 dias para reverter a situação de cancelamento do benefício. Nesse caso, a família poderá voltar a receber os repasses um mês após a reversão, segundo informações do Ministério da Cidadania.

Tente atualizar a página. As famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) podem ter benefícios sociais suspensos e até cancelados se não atualizarem seus cadastros. A partir de julho de 2023, esse público também corre o risco de ser excluído do cadastro, segundo o Ministério da Cidadania.