Quem é a deusa do mar?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Tétis, deusa do mar, esposa de Oceano, não deve ser confundida com Tétis, filha de Nereu e mãe de Aquiles.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores.
Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

Poseidon - O deus dos mares e dos lagos.

As nereidas ou nereides eram as cinquenta filhas de Nereu e de Dóris. Nereu, um deus marinho mais antigo que Netuno, compartilhava com elas as águas do mar Egeu. Já Dóris era filha de Oceano e de Tétis. As nereidas eram veneradas como ninfas do mar, gentis e generosas, sempre prontas a ajudar os marinheiros em perigo.

Fique tranquilo aqui você vai saber tudo sobre Iemanjá. Ela é considerada a detentora de poder sobre as águas, por isso que seu território em sua totalidade são lugares aquáticos, como mar, lagos, rios e oceanos.

Anuket, ou Anúquis, era a encarnação divina do Nilo entre os egípcios. Assim, era também deusa do fluxo das águas e de suas propriedades. Seu nome significa abraçar, pois as águas do rio Nilo abraçavamos campos ao redor e nutriam a terra para o cultivo.

Afrodite foi uma divindade grega conhecida como deusa do amor, da beleza e do desejo. Foi casada com Hefesto e muito cultuada em Chipre. Afrodite foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade.

Na Mitologia nórdica, Sól, ou Sigel (em inglês arcaico), era a deusa do Sol, uma filha de Mundilfari e Glaur. Era esposa de Glen e irmã do deus da Lua, Máni. Tinha dois cavalos Arvak e Alsvid que puxavam a sua carruagem Alfrodul, constantemente perseguida pelo lobo Skoll, filho de Fenrir.

Na mitologia nórdica, Ran é uma deusa que governa o mar e é a esposa de Aegir e mãe de nove filhas. Temida pelos marinheiros por ser uma deusa maligna que os arrastava para o fundo do mar se tivesse a oportunidade.

A Bíblia sempre descreveu o mar como um lugar de grandes tribulações. O mar remete ao mundo, um sistema difícil de se manter a salvo com tantas ondas e tempestades. A Palavra de Deus, em meio ao mar, é como um farol aceso que indica segurança. Jesus, o único capaz de fazer o mar se acalmar com a Sua voz.

A passagem bíblica que relata Jesus andando sobre as águas está relatada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e João. De acordo com as escrituras, Jesus havia ordenado aos seus discípulos que entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto ele se despedia a multidão.

Hera, é a deusa grega do ar, o amor familiar, o céu, o casamento, o compromisso, a maternidade, e as mulheres. Ela é a irmã mais velha e esposa de Zeus, portanto, tornando-a rainha dos deuses. Ela é uma das filhas de Rhea e Cronos. Sua contraparte romana é Juno.

Geb

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol. Membro da Enéade de Heliópolis, era irmão e esposo de Nut, a deusa do céu.

Resumo sobre Anúbis
Anúbis era um deus egípcio representado com rosto de chacal. Era considerado o deus dos mortos e da mumificação. Com o tempo, esses atributos de Anúbis foram relacionados com Osíris. Anúbis também era considerado o guia dos mortos no além e o protetor dos túmulos.

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

4 - Sociáveis. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe. Iemanjá é a padroeira dos amores, é muito solicitada em casos de paixões conflituosas, tudo pode ser conseguido caso ela consinta.

As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.

Gaia: Deusa da Terra
É, portanto, a primeira deusa grega. Ela gerou o planeta, a natureza, os mares e também os outros deuses, sendo a primeira de suas criações o deus Urano, com quem teve outros filhos.

Deusa Asherah: Uma imagem a partir dos Escritos Bíblicos
Asherah, a Deusa Cananéia, na mitologia ugarítica era conhecida como “Senhora do Mar”, a esposa de El, chefe do panteão dos Deuses.

Afrodite: A deusa do amor e da fertilidade - UOL Educação.