Quem é a namorada de Zé Pilintra?

Perguntado por: ealbuquerque6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Se tinha uma mulher que Zé pilintra amava essa mulher sem dúvidas era Maria Navalha. A mulher era tão boa na lábia quanto o homem, enquanto Zé pensava em bater com as pernas no botequim Maria já estava lá sentada a sua espera. Os dois brigavam muito, porém se amavam.

Contam que foi amante de Zé Pelintra e até que o matou! Que ela teve trinta e três maridos, amantes estrangeiros etc. Dona Maria Navalha entrou para a história e virou mito. O certo é que depois de morta ficou mais viva que nunca.

O Filho de Zé Pelintra é aquele que, no Balé da Vida, se tivesse que escolher um nome, seria o mais simples mesmo: !

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Entre as muitas histórias que contam a vida de Seu Zé Pilintra, uma fala sobre um tal José Gomes da Silva, que teria nascido no interior de Pernambuco.

Casada com o empresário Brenno Souza Meneguel, de 34 anos, e mãe de Manoel, de 9 anos (ela adotou o menino quando ele era bebê), Maria, de 61, derrete-se ao falar sobre o filho.

Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.

Depois surgiram as lendas e muitas coisas foram ditas a respeito dela. Contam que foi amante de Zé Pelintra e até que o matou! Que ela teve trinta e três maridos, amantes estrangeiros etc. Dona Maria Navalha entrou para a história e virou mito.

Contam as histórias que Rosa da Lapa foi uma das primeiras Malandras da Umbanda. Desencarnou ainda jovem, despertava o olhar de homens e mulheres, por onde quer que passasse e veio a falecer pela inveja e cobiça das pessoas que a cercavam.

MARIA NAVALHA: Uma Malandra Ou Uma Pombo Gira? “Acredito que ambas!” Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos com apresentação feminina que trabalham de modo independente, costumam se apresentar na Umbanda, mas também em casas de Candomblé que cultuam entidades.

Nomenclatura. Os nomes dados as malandras se assemelham e em muitos casos são idênticos aos das Pombagiras, isso já configura um dos motivos para que haja tanta confusão ao distinguir essas duas manifestações. Marias, Padilhas, Quitérias..

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

Também existem casos de que seu Zé, ou a malandragem, fazendo uso da bengala, em tempos mais antigos, como arma de defesa, pois a mesma era preparada com um Punhal dentro, ela rapidamente se transformava numa arma de ataque, surpreendo o inimigo, e assim auxiliando numa luta.

Ele age com o seu espírito humilde, sua bondade e alegria no seu modo de ser: boêmio, da vida noturna, da malandragem, apaixonado por bares, jogos e disputas. Por seu jeito de ser, muitos olham para a sua figura com desdém, como se seu comportamento fosse uma ameaça para a sociedade.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.