Quem é mais forte querubim ou arcanjo?

Perguntado por: ncavalcanti5 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Então é fácil em entender que o arcanjo é um ser celestial que possui o mais elevado grau de autoridade e poder entre os anjos.

O Príncipe desta categoria chama-se METRATON, ele governa todas as forças da criação em beneficio dos habitantes da Terra. Reúne nas mãos o esplendor das sete estrelas.

Querubim é um anjo considerado como mensageiro de Deus e símbolo da justiça divina. De acordo com a ordem angelical, os querubins integram a primeira hierarquia, classificados logo abaixo dos serafins. Os querubins são mencionados em diversas passagens bíblicas.

São Gabriel
O seu nome deriva do hebraico e significa “Poder de Deus” ou “Deus é forte”.

Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Muitas vezes Metatron é confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções. Mas é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel muitas vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial.

A altura de um querubim era de quatro metros e meio; e essa era também a altura do outro. Ele pôs os querubins no mais interior do templo. Os querubins estavam de asas estendidas, de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a asa do outro tocava na outra parede; e as suas asas no meio da sala tocavam uma na outra.

Este nos ensina que as asas dos querubins além de os elevarem a Deus os fazem serem anjos protetores de quem está embaixo deles. Logo, querubim também é guarda não somente do paraíso, mas de cada adorador. As asas, na linguagem bíblica e no mundo antigo, representam a proteção e, ao mesmo tempo, a liberdade3.

Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).

Não é possível saber quantos querubins existem. É certo que existem pelo menos quatro deles conforme a visão de Ezequiel (Ezequiel 1:5-13). Se as criaturas vistas por João também forem querubins, então de forma significativa mais uma vez eles apareceram num grupo de quatro indivíduos (Apocalipse 4:6-9).

Os arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, fazem parte de um seleto grupo de espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são uma espécie de mensageiros dos decretos divinos aqui na Terra.

A diferença entre anjo, arcanjo, querubim e serafim diz respeito às características desses seres espirituais como parte das diferentes classes de anjos. De acordo com a Bíblia, os anjos são seres incorpóreos que servem ao Senhor e executam alguns de seus propósitos.

Esse texto de Isaías claramente indica que a função principal dos serafins é adorar diante do trono de Deus. Alguns intérpretes dizem que os serafins podem ser considerados como uma classe dos mais nobres anjos que assistem na presença de Deus dia e noite. Os serafins proclamam a santidade de Deus em tudo o que fazem.

35Assim, naquela mesma noite, o Anjo de Yahweh partiu e matou cento e oitenta e cinco mil guerreiros que se encontravam no acampamento dos assírios. Quando o povo se levantou ao raiar do dia seguinte, lá jaziam sobre a terra todos os cadáveres.

Os querubins segundo a visão de Ezequiel é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia.

Deus criou o arcanjo Miguel primeiro, o mais velho de quatro irmãos, Lúcifer, Rafael e Gabriel.