Qual a diferença entre alma e Espírito Segundo o Espiritismo?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Segundo ele alma é o espírito encarnado, e espírito é a alma desencarnada. Para Kardec, pois, os dois vocábulos têm o mesmo significado, com diferenças apenas de momento e local, ou seja, de tempo e espaço!

Kardec diz que as sensações, as percepções dos Espíritos se dão através do perispírito, mas como um todo; não existe um lugar específico da percepção. Então os Espíritos escutam os nossos sons, mas não por ouvidos, embora ele apareça com ouvidos.

Pode-se dizer que o corpo recebe a impressão, o perispírito a transmite, e o Espírito, que é o ser sensível e inteligente, a recebe. Quando o ato é de iniciativa do Espírito, pode dizer-se que o Espírito quer, o perispírito transmite e o corpo executa. Obras Póstumas, primeira parte, item 10, p.

A alma humana é aquilo que no homem é capaz de atingir o conhecimento, a contemplação do ser em si e tende para a purificação da alma, pela prática da virtude. A alma deve obrigar o corpo a obedecer, dirigindo-se para a virtude, deixando as paixões do corpo de lado.

Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico.

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

O Espírito, essência divina, imortal, é o princípio intelectual, imaterial, individualizado, que sobrevive à desagregação da matéria. É dotado de razão, consciência, livre-arbítrio e responsabilidade. BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo básico.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

A projeção consciente, também conhecida como “experiência fora do corpo”, “viagem astral” ou “desdobramento”, é mais comum do que se imagina. Algumas pessoas têm consciência de sair do corpo, mas outras fazem essa viagem de forma inconsciente.

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

No desencarne o perispírito se desliga dos restos mortais. O que ainda permanece por um tempo são os residuais que representam uma energia. Nós usamos o termo evolação para designar a emanação dos resíduos perispiríticos que retornam ao perispírito do indivíduo durante as primeiras 72 horas após o desencarne.

O perispírito é invólucro fluídico (semi material) que serve de veículo de manifestação do Espírito no plano espiritual. Constituído de fluidos próprios do mundo em que estagia, o perispírito, serve também de elo de ligação do Espírito com o corpo físico quando se encontra reencarnado.

Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.” Reafirmamos então que os pensamentos não estão no perispírito, não existe memória no perispírito, nem vontade, desejos etc., o que já comentamos antes. Tudo isso está exclusivamente na alma.

Reservar momentos do dia para refletir sobre nós, nossas relações e nos aproximar de Deus, faz bem tanto ao nosso corpo físico (a oração “desacelera”) quando espiritual. Se preferir, convide as pessoas que estão com você no isolamento para um momento e leitura e conversem sobre estes pontos.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.
Os animais não têm alma. Logo, não vão para o céu. Isso tem uma razão de ser: ninguém quer ter que lidar com bichos sujos, como guaxinins, gambás, texugos, entre outros, quando estiver em um belo piquenique com Jesus.”