Quem é o autor do hino da Marinha?

Perguntado por: mramires2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Moreira Silva

Letra de Moreira Silva e Música de Marcos Portugal.

1920 a 1930, já falecido, foi considerado um dos maiores compositores de. Dobrados do Nordeste. Entre suas obras mais conhecidas e executadas estão: "Avante Camaradas" e O Bombardeio da Bahia.

Antonio Manoel do Espírito Santo (1884-1913)

Francisco Manoel da Silva

6º O Hino Nacional é composto da música de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osório Duque Estrada, de acordo com o que dispõem os Decretos n. 171, de 20 de janeiro de 1890, e nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, conforme consta dos Anexos nº 3, 4, 5, 6 e 7.

Francisco Manuel da Silva

Hino oficializado pelo Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, na versão composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 (música) e por Osório Duque Estrada em 1909 (letra) – se bem que alguns versos apócrifos tenham sido acrescentados à composição original de Estrada e incorporados definitivamente ao hino.

Nos verdes mares de Norte a Sul. Da Pátria minha em que tanto penso. Os verdes mares, Os mares verdes do Brasil.

Hino Nacional do Brasil.

Canção do cisne ou Canto do cisne é uma referência a uma antiga crença de que o cisne-branco (Cygnus olor) é completamente mudo durante toda a sua vida, mas pode cantar uma bela e triste canção imediatamente antes de morrer.

Camille Saint-Saens

O solo A morte do cisne, foi criado em 1905, pelo coreógrafo Mikhail Fokine, a música de Camille Saint-Saens, dançado pela bailarina Anna Pavlova2.

Fiéis soldados,"

LETRA DA INTRODUÇÃO
A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino.

Um concurso acabou escolhendo a letra de Medeiros e Albuquerque feita em 1890, mas ela foi tão massacrada pelos brasileiros da época que acabou sendo descartada – a saber, trata-se do Hino da Proclamação da República, aquele que fala “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!”. Eia!

A música do Hino Nacional do Brasil foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822. A letra do Hino veio anos mais tarde, em 1909, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927).

O hino uruguaio é o mais longo do mundo, com 105 estrofes e quase 6 minutos. Por isso, foi feita uma versão encurtada, para execução pública.

O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D.

“Incorporando-me à Marinha do Brasil, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas e com bondade os subordinados; e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições ...

Hino 7 de Abril

História do Hino Nacional Brasileiro
Primeiro o hino foi chamado de “Hino 7 de Abril” por conta da renúncia de Dom Pedro I (1798 – 1834), depois levou o nome de “Marcha Triunfal” e por fim “Hino Nacional”.

De acordo com o professor de história André Amaral, na época em que o Hino foi escrito, comemorava-se a independência do Brasil em relação a Portugal. “Podemos dizer que o hino foi escrito a duas mãos. A letra é do poeta, crítico e literário Joaquim Osório Duque Estrada e celebrava a liberdade.

O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.

Het Wilhelmus (lit. "O Guilherme") é o hino nacional dos Países Baixos, o mais antigo hino nacional em uso no mundo — embora a letra do Kimi Ga Yo, hino nacional do Japão (e não sua música) seja originária do século IX.

Manoel da Silva

Em 6 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa assinou a lei que oficializou os versos pomposos do poeta Joaquim Osório Duque-Estrada — que começam com “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas” — como aqueles que devem acompanhar a melodia composta quase um século antes por Manoel da Silva.