Quem está no topo da cadeia alimentar marinha?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

No topo da cadeias alimentar estão os “predadores de topo” que, por norma, não têm predador específico e por isso acabam por morrer sem serem predados. Contudo, servirão de alimento aos decompositores. Os decompositores são o nível da cadeia trófica que liga os consumidores aos produtores.

O fitoplâncton forma a base da cadeia alimentar marinha e sustenta diversos conjuntos de espécies, do minúsculo zooplâncton a peixes, aves e grandes mamíferos marinhos.

As algas verdes são os produtores primários que são comidos pelos moluscos – os consumidores primários.

Cadeia alimentar aquática
O organismo da base desse processo é o zooplâncton, que se alimenta do fitoplâncton.

Cadeia Alimentar Aquática
Como consumidores primários estão os zooplânctons (protozoários, vermes, crustáceos, etc.), organismos que se alimentam dos filoplânctons ou de alguns tipos de bactérias. Os zooplânctons, por sua vez, servem de alimento para os peixes e, assim, sucessivamente.

A partir da ilustração, podemos determinar os componentes de cada nível trófico da cadeia. A planta ocupa o primeiro nível trófico, o dos produtores (autotróficos). Na sequência, podemos observar um rato, que se alimenta da planta, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário (herbívoro).

Tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar, o ser humano, segundo equipe de pesquisadores, se situa, na verdade, no mesmo nível da anchova. Paris - O Homem é tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar.

Na ordem hierárquica, as plantas são as produtoras, os animais são os consumidores e os fungos e bactérias são os decompositores.

Mares e oceanos são os principais produtores de O2 do planeta. Os responsáveis por esse feito são os fitoplânctons e as florestas de algas, além disso, mares e oceanos também influenciam no equilíbrio climático do planeta.

Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas.

Como dito anteriormente, consumidores primários são seres que se alimentam de organismos produtores, como algas e plantas. Assim, pode-se concluir que vacas, cavalos, girafas, ovelhas, esquilos e todos os outros animais herbívoros, são classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar.

O zooplâncton é o segundo elo da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos: estes organismos alimentam-se do fitoplâncton e do bacterioplâncton - são consumidores primários, apesar de haver neste grupo alguns predadores - e, por sua vez, servem de alimentação a organismos maiores.

Polvo. O polvo comum (Octopus vulgaris) é um animal fascinante que adora comer camarão e outras criaturas marinhas pequenas, que usa sua tinta para desorientá-los e atacá-los. Eles podem crescer até um pouco mais que 1,20 m de comprimento e pesar até 450 gramas, embora sejam bem menores em média.

O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo. Se no exemplo algum organismo estivesse alimentando-se do consumidor terciário, esse seria chamado de consumidor quartenário, e assim sucessivamente.

Produtores. Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

O zooplâncton serve de alimento para diferentes animais, fazendo parte da dieta de invertebrados, peixes e até grandes mamíferos, como baleias. Quando as comunidades zooplanctônicas são afetadas, algumas populações de peixes, por exemplo, também são impactadas.