Quem é o dono da terra prometida?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Após a morte de Moisés, Josué foi encarregado com o trabalho de guiar os israelitas na próxima fase do desenvolvimento da nação. Sob sua liderança, o povo tomou posse da terra de Canaã e, desta maneira, Deus cumpriu mais uma parte da promessa feita a Abraão (Gênesis 12:3).

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã. Aqui viveram o seu filho Isaac e o neto Jacob, até ao momento em que a fome obrigou Jacob a mudar-se para o Egito com os seus doze filhos.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia. Consta que Canaã era a terra prometida pelo Senhor ao seu povo escolhido, ainda quando chamou Abraão (que vivia ao sul da Mesopotâmia).

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Quando chegaram a Canaã, os homens nascidos no deserto foram circuncidados, uma condição da posse da terra, e o povo celebrou a Páscoa, comemorando sua libertação do poder dos egípcios exatamente 40 anos antes.

Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas.

A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu.

Portanto, o Éden ainda existe, porém não na Terra, perto de nossos olhos, mas sim nos planos de Deus para os habitantes do mundo que não pecaram e poderão contemplar o Jardim das criações de Deus.

Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

A maldição de Cam (que fez Canaã ficar negro por castigo, similar ao que acontecera com Caim) foi o que respaldou em 1455, com a promulgação da Bula Romanus Pontifex, a escravização e a exploração da África pelo Reino de Portugal.

Monte Nebo, Jordânia

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

O tema da terra prometida na tradição bíblica.

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.

O povo de Israel morreu no deserto porque diante das adversidades só sabia murmurar! “Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: 'Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.

Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região. A história hebraica é dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Por volta do século I d.C., começaram a fugir de sua terra por causa da perseguição dos romanos.

8 Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu com a idade de cento e dez anos.

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué. Encontramos a resposta no texto bíblico do livro dos números 32,11-12.