Quem é o dono do Porto de Manaus?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos
Porto de Manaus
ProprietárioGoverno do Estado do Amazonas
Tipo de portoFluvial
Área94.423,53 m²
Armazéns9

O Porto de Manaus é o maior porto flutuante do mundo e a principal entrada de cargas e pessoas do estado do Amazonas. Localizado na margem esquerda do Rio Negro e a 13 km da confluência com o Rio Solimões, o terminal fica na região central do município de Manaus.

Segundo ela, o Complexo Portuário de Manaus é composto por um porto público e dez Terminais de Uso Privativo (TUPs). Juntas, as 11 estruturas portuárias movimentaram 119,16 milhões de toneladas entre 2010 e 2015.

os postos ligados à antiga BR Distribuidora, privatizada por Bolsonaro, vendem hoje a gasolina mais cara de São Paulo e de sete capitais. A BR Distribuidora era uma subsidiária da Petrobras. Ela foi privatizada em duas etapas durante este governo, em 2019 e 2021.

A empresa responsável pela administração do Porto de Porto Velho é a empresa pública Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), criada pela lei n.

O trecho, com aproximadamente 15km, da embocadura do rio Negro até o porto, oferece, em suas condições mais restritivas, largura de 500m e profundidade de 35m. FLUVIAL – O acesso fluvial ao porto se faz pelo rio Negro, afluente da margem esquerda do rio Amazonas.

Um estivador deve também ser capaz de trabalhar com os equipamentos de cais, como guinchos e empilhadeiras.

Para manter as condições que fazem do Itaqui o porto público mais profundo do Brasil, a EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária realiza, neste início de ano, serviço de dragagem de manutenção nos berços 100 a 104.

1907

Construído em um cais flutuante e projetado por ingleses, o porto foi inaugurado em 1907, quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.

José Ferreira de Oliveira

No mês passado, o empresário José Ferreira de Oliveira, dono de Chibatão, começou as obras com as autorizações da Antaq e do Ministério dos Transportes. Seu entendimento é que não faltava mais nada a ser autorizado. A reação da SPU foi imediata. O porto foi autuado com o embargo da obra e multa de R$ 428 mil.

O porto de Manaus ao longo da história teve importância significativa para a cidade, tornando-se um de seus ícones eleitos. Do interior e de outros estados, os visitantes chegavam à cidade através de seu porto, como também era nesse espaço que era centrado, em maior medida, o comércio regional.

Em seu discurso de posse, Lula antecipou que revogaria portarias e atos que facilitavam a aquisição de armas e munições. Estamos revogando os criminosos decretos de ampliação de acesso a armas e munições que tanta insegurança (Palmas.)...

O governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) executou as maiores privatizações da história do Brasil. Durante este período, cerca de 78,6 bilhões de reais foram aos cofres públicos provenientes de privatizações. A venda de empresas estatais foi uma resposta do governo para impedir o agravamento da dívida pública.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a revogação de processos de privatização de oito estatais, entre as quais Petrobras e Correios, iniciados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

As constantes altas dos combustíveis no Brasil, que fizeram com que a gasolina chegasse ao maior preço já registrado em meio ao lucro recorde da Petrobras, fizeram com que o presidente Jair Bolsonaro (PL) passasse a pressionar a empresa para evitar aumentos em meio à escalada da inflação.

Outras empresas
No governo Bolsonaro, a Petrobras também vendeu a TAG (Transportadora Associada de Gás), que agora aluga seus dutos à estatal. Ainda privatizou a Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) e outras companhias. Muitas também ainda estão em processo de privatização, como os Correios.