Quem colonizou Manaus?

Perguntado por: rsubtil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

A região onde atualmente se encontra o estado do Amazonas era parte integrante da Espanha, à época do descobrimento do Brasil pelos portugueses, entretanto foi ocupada e colonizada por Portugal.

Os Manaós, Primeiros Moradores da Cidade de Manaus.

Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que na época já era considerada posição estratégica em território brasileiro.

Como o território amazônico já estava ocupado em sua maioria por portugueses, a posse do que hoje conhecemos como Amazônia[3] ficou para Portugal. A Espanha ficou com os outros países amazônicos que atualmente falam a língua hispânica: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu - dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia - com tradução para 'terra que acaba' ou 'ilha'.

O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.

Os manáos foram um grupo indígena que habitava a região do Rio Negro antes da descoberta do Brasil pelos europeus. Na língua nativa, seu nome significa Mãe dos Deuses, que deu origem ao nome atual do município de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Os imigrantes estrangeiros na economia amazônica
Judeus, africanos do norte e espanhóis se voltaram principalmen- te para as atividades de escritório e contabilidade. Já os portugueses se encontravam em maior número nas atividades comerciais.

Na língua indígena, Manaus é a variação de Manaos, que significa Mãe dos Deuses. No século XIX a cidade chamava-se Barra do Rio Negro.

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

O Centro Histórico de Manaus, também conhecido como Centro de Manaus, é a região mais antiga e um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas.

Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.

Manaus ficou conhecida durante o Ciclo da Borracha como a “Paris dos trópicos”, graças ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de todas as partes do mundo.

O doutor em linguística Sérgio Freire explica que a língua falada em Manaus tem três influências. A primeira, o português de Portugal, que tem características vistas na pronúncia da letra "S" de maneira chiada. A influência nordestina tem expressões como "leso", "esculhambado" e "escangalhado".

História do Amazonas
Após o descobrimento do Brasil, a região foi alvo de exploradores portugueses. O processo influenciou na decisão do Tratado de Madri, de 1750, que dava posse definitiva da região para a Coroa Portuguesa. O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850.

1540 – Os portugueses descobrem a Amazônia, desbravadores lusitanos chegam à região para impedir a invasão de ingleses, franceses e holandeses, que cobiçavam a floresta.

Confira abaixo quatro das culturas antigas da Amazônia.

  1. Marajoara. Urnas Marajoara / Crédito: Reprodução. ...
  2. Santarém. Vaso Santarém / Crédito: Reprodução. ...
  3. Guarita. Urnas Guarita / Crédito: Reprodução. ...
  4. Maracá Objetos Maracá / Crédito: Reprodução.

As amazonas da mitologia grega repudiavam o casamento
Na mitologia grega, a rainha das amazonas era Hipólita. Ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico.

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras.

A população do Amazonas é composta por brancos (24,2%), negros (3,1%), pardos ou mestiços (66,9%), indígenas (4,0%) e amarelos (0,3%).