Quem é o líder da facção TCP?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca, surgida no Rio de Janeiro, a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

mata Leo

Polícia do Rio mata Leo 41, líder do Comando Vermelho, um dos homens mais procurados do país - YouTube.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).

Segundo o delegado Wendel Ferreira, o Bonde do Maluco (BDM), considerada a maior organização criminosa baiana, e que predomina em Salvador e região metropolitana, além de outras grandes cidades, como Feira de Santana, tentou se expandir na Costa do Descobrimento.

Das rebeliões organizadas por ele, veio a surgir a primeira facção organizada do estado do Rio Grande do Sul, chamada Os Manos, da qual Melara foi o principal líder até a sua morte.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias.

Os confrontos têm sido encabeçados por Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), em lados opostos e apoiados por aliados, com episódios dentro de presídios e periferias de cidades brasileiras.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso é ligado a facção Comando Vermelho e atualmente, estaria chefiando o tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense.

Estima-se que, hoje, a organização criminosa possua cerca de 130 mil membros, dentro e fora das prisões. Pode-se dizer que é um “sindicato do crime”, que comanda rebeliões, fugas, resgates, assaltos, sequestros, assassinatos e o tráfico de drogas.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.

No estado da Bahia, os termos É nós, é noix, TD6 ou TUDO 6 é uma saudação, apoio e/ou apologia a facção criminosa Caveira.

No Sudeste, as principais facções criminosas em atividade, além do PCC e do CV, são a Amigos dos Amigos, Terceiro Comando Puro, Primeiro Comando de Vitória e Trem Bala. Os dados compilados não incluem milícias. Facções e milícias são organizações criminosas.

Os traficantes do Terceiro gostam de usar Adidas, por conta das três listras (“Tudo 3”). O Comando Vermelho usa Nike: além de ser concorrente da marca alemã, o símbolo da vírgula lembra uma letra C.