Quem é o maior plantador de café do mundo?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Surpreendendo a poucos, o maior produtor de café do mundo segue sendo o Brasil, número 1 tanto na produção quanto na exportação. Segundo dados e números do Sumário Executivo do Café, de abril de 2022, a produção cafeeira no Brasil para o ano está estimada em cerca de 55,7 milhões de sacas de 60kg.

Joaquim José de Sousa Breves.

Etiópia

Etiópia. Quando as pessoas perguntam qual país tem o melhor café, a Etiópia costuma estar no topo da lista. A Etiópia tem uma cultura de cultivo de café que abrange séculos e os produtores do país aperfeiçoaram seu ofício. Também ajuda que a Etiópia seja o país de origem da planta de café.

Três Pontas recebeu o título de cidade em 03 de julho de 1857 e hoje, com mais de 55 mil habitantes, é um grande centro industrial e agropecuário, sendo destaque sua grande produtividade na cafeicultura (o município é o maior produtor nacional de café).

Kopi Luwak

O café mais caro do mundo é produzido a partir de fezes. Isso mesmo que você leu. Chamado de Kopi Luwak, esse tipo de café é produzido na Indonésia e é retirado das fezes de um bichinho chamado civeta.

Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e que acabou levando o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

MINAS GERAIS

MINAS GERAIS: localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país.

Minas Gerais é o maior produtor de café do país.
A safra de 2021 chegou a 21,45 milhões de sacas colhidas, o que equivale a 46% da safra nacional, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa).

O Grupo 3corações, líder no segmento de café no Brasil, anunciou nesta segunda-feira aquisição por R$ 210 milhões da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimentos, subsidiária da companhia japonesa que detém marcas como Café Brasileiro, .

Em 1901, Luigi Bezzera (Milão) revolucionou a forma como a bebida seria produzida. Foi ele o responsável pela invenção que, além de agilizar o preparo do café, introduzia o líquido direto em uma xícara.

O maior importador dos cafés brasileiros, há vários anos, continuam sendo os Estados Unidos, país que adquiriu 7,78 milhões de sacas, volume que representou em torno de 19,3% do total exportado em 2021, apesar de essa performance ter sido 4,4% inferior ao total comprado por esse país no ano anterior.

Etiópia

Etiópia. A Etiópia é o país de origem do café e, atualmente, é considerado o melhor café do mundo, pois os grãos cultivados são de alta qualidade e lavados com bastante zelo. Com a sua principal atividade econômica baseada no comercial de café, eles produzem cerca de 3,8 milhões de sacas de café por ano.

Minas Gerais

Minas Gerais. A Mantiqueira de Minas produz excelentes cafés. Tanto que a região já foi premiada muitas vezes e, em 2018, ficou entre as finalistas em um concurso de melhor café especial. Alguns pontos nessa localidade chegam a 1.400 metros de altitude, e o lugar cultiva cerca de 70 mil hectares de café.

A Fazenda Campo Verde, localizada em Campo do Meio, no estado de Minas Gerais, é a maior fazenda do Brasil na produção de café. Ao todo são mais de 2,8 milhões de pés de café. A propriedade tem uma área total de 1056 hectares, onde 920 destes são destinados ao plantio do café.