Quem é o pai do fascismo?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Benito Amilcare Andrea Mussolini (Predappio, 29 de julho de 1883 — Mezzegra, 28 de abril de 1945) foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.

Deus, pátria e família é um lema que reflete os valores tradicionais de determinados movimentos políticos/sociais conservadores de expressão católica.

O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades económicas.

Constitui-se, portanto, de um feixe de varas de bétula branca, simbolizando o poder de punir, amarradas por correias vermelhas, símbolo da soberania e da união. Muitas vezes o feixe é ligado a um machado que simboliza o poder de vida e morte.

A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos industriais, do Exército e da Marinha, Mussolini promoveu uma ampla perseguição política, impondo o PNF como partido único, e iniciando a ditadura fascista, em que ele era o Duce (o guia) da nova fase política italiana.

Na sua visão totalitária, antirracional e idealista, o fascismo exaltava a força, a violência e o nacionalismo. Por conseguinte, rejeitava a democracia, o liberalismo e a luta de classe entre os trabalhadores e capitalistas.

No final do Século XIX, a Itália, visando expandir seu território, resolveu invadir a região da Etiópia para explorar recursos naturais e expandir os domínios geográficos. Os italianos foram expulsos pelos etíopes.

2. Mussolini. Trata-se de um sobrenome. Benito Amilcare Andrea Mussolini foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras-chave na criação do fascismo.

Resumo sobre o fascismo
A ascensão do fascismo na Itália está diretamente relacionada com a crise econômica que o país viveu. Além disso, tem relação com a frustração italiana com a Primeira Guerra Mundial e com o temor da expansão do socialismo no país. O líder do fascismo italiano foi Benito Mussolini.

O movimento fascista nasceu na Itália em março de 1919, quando Benito Mussolini fundou o Grupo Italiano de Combatentes (FIC), que viraria o Partido Nacional Fascista (PNF), uma organização paramilitar de cunho nacionalista que unia em especial ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, homens desempregados e jovens.

Os Camisas Negras foram grupos paramilitares fascistas da primeira metade do século XX - notavelmente o grupo de apoiadores de Mussolini na Itália fascista, também conhecido como a "Milícia Voluntária para a Segurança Nacional", que mais tarde tornou-se uma organização militar regular daquele país.

Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político brasileiro ultranacionalista, corporativista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.

Significado da palavra fascismo
Em ambos idiomas o significado é “feixe”, que retrata a ideia do principal símbolo do fascismo – um feixe de varas enroladas em um machado. Na Roma Antiga existia um instrumento chamado de fascio ou fascio littorio, que era exatamente um machado entrelaçado com varas de madeiras.

Em alemão, Führer significa “guia”, “líder”, “chefe”. Deriva do verbo führen, “conduzir”. Embora a palavra permaneça de uso comum em alemão, está tradicionalmente associada a Adolf Hitler, que a usou para se autodesignar líder da Alemanha Nazista.

Sob o governo de Hitler, a Alemanha foi transformada em um Estado totalitário fascista que controlava quase todos os aspectos da vida. A Alemanha nazista deixou de existir após as forças aliadas derrotarem os alemães em maio de 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa.

A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha.