Quem é o principal responsável pela amarração de carga?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 2 de junho de 2023
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“A elaboração do que chamamos “Plano de Amarração de Carga”, ou seja, o projeto do sistema de fixação pode ser feita por técnicos ou engenheiros. É claro que as grandes transportadoras de cargas indivisíveis já possuem esses profissionais capacitados em seus quadros de funcionários”, observa Melo.

A amarração de carga é um procedimento fundamental para reforçar a segurança e qualidade do transporte. Sua principal função é garantir a fixação correta da carga na carroceria do caminhão, evitando deslocamentos indevidos que podem avariar os produtos ou, no pior dos casos, causar acidentes.

4 tipos de amarração de cargas

  • Fixação envolvente — tie-down. ...
  • Fixação direta em contenedores específicos. ...
  • Fixação direta com o uso de bloqueadores. ...
  • Fixação direta com dispositivos de fixação.

Conforme preceitua o artigo 734 do Código Civil Brasileiro: “O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens, salvo motivo de força maior, sendo nula qualquer cláusula excludente da responsabilidade.”

Em geral, o transportador deve se responsabilizar pela carga do momento em que inicia a coleta até a finalização da entrega final. Além disso, o valor a ser indenizado está limitado ao valor da mercadoria, ressaltando a importância do produto estar acompanhado da Nota Fiscal.

LEI Nº 9.611, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
Dispõe sobre o Transporte Multimodal de Cargas e dá outras providências.

1º Esta Resolução fixa os requisitos mínimos de segurança para o transporte de cargas em veículos de carga. Parágrafo único. As disposições contidas nesta Resolução aplicam-se também aos veículos registrados como especiais ou mistos utilizados no transporte de cargas.

A Resolução nº 676 altera os artigos 11, 13, o item 3.1.1 e o segundo item 4 da Resolução nº 552. Dentre as principais mudanças destaca-se, a exigência de pontos de amarração de cargas ao invés de dispositivos de amarração e também a obrigatoriedade da identificação do fabricante dos pontos de amarração.

A carga geralmente começa com a preparação do veículo para receber as mercadorias, seguida da organização e disposição adequada das cargas dentro do veículo. Depois, o veículo é transportado para o local de entrega, onde a descarga ocorre seguindo procedimentos semelhantes.

Deverão ser utilizados cintas têxteis, correntes e cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Já as barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores e protetores poderão ser utilizados como dispositivos adicionais.

O risco decorrente dessa atividade perigosa de modo geral pode ser representada pela queda da própria carga ou do veículo transportador, atingindo a carga, o veículo, pessoas, o patrimônio dessas, enfim, causando uma série de transtornos, como por exemplo a interdição de pistas pelo tombamento de veículos ou o ...

A cinta de amarração possui esse nome porque ela age como um reforço à estrutura de maneira a amarrá-la, garantindo que, em conjunto, a alvenaria seja mais sólida.

A legislação agora determina que sejam utilizadas na amarração cintas têxteis, correntes e cabos de aço com resistência total a ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga.

Processo de Expedição
Entretanto, independente se a etapa de transportes é operada por ela ou não, a conferência de embarque acontece da mesma forma e depois de finalizada a mercadoria passa a ser de responsabilidade da transportadora.

Responsabilidade do Transportador
O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens, salvo motivo de força maior, sendo nula qualquer cláusula excludente da responsabilidade. É lícito ao transportador exigir a declaração do valor da bagagem a fim de fixar o limite da indenização.

A responsabilidade pela entrega de um produto ao seu destino na relação loja – cliente é da loja que vendeu. A empresa deve garantir que o produto chegue até o consumidor sem avarias e dentro do prazo. Esta responsabilidade independe de problemas enfrentados com a transportadora.

O caminhoneiro autônomo, também conhecido como Transportador Autônomo de Carga (TAC), é o profissional que gerencia o seu caminhão e todo o processo de transporte, como pegar a mercadoria, transportar e entregar.

Os trabalhadores encarregados da carga e descarga de caminhões, chamados "chapas", não são empregados dos tomadores de serviço, conforme entendimento jurisprudencial corrente na Justiça do Trabalho, e, portanto, são autônomos, sendo inexigíveis as contribuições previdenciárias cobradas pelo INSS da empresa de ...

O motorista é o responsável pelos produtos e mercadorias que carrega, por isso é fundamental que ele confira se a carga e a documentação estão corretas.

Um dos principais papéis de uma transportadora é garantir a integridade da carga durante todo o trajeto. É o que chamamos de acondicionamento de carga – etapa essencial que evita avarias dos materiais e possíveis acidentes.