Quem é o príncipe dos anjos?

Perguntado por: ealencastro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus.

A Igreja Católica reconhece a existência de apenas três arcanjos, os três mencionados nas Escrituras: Miguel (“que é como Deus?”) Gabriel (“a força de Deus”) e Rafael (“a medicina de Deus”).

São Miguel Arcanjo na Bíblia
(…) Ninguém me ajuda na guerra contra eles a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22). “Naquele dia vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1).

Protetor de Metatron, Serafiel tem a mais alta hierarquia dos serafims com o seguinte diretamente abaixo dele, Jeoel. Em alguns textos, ele é referido como o anjo do silêncio. Como chefe dos Serafins ele é um dos oito anjos juízes e um príncipe do Merkabah..

Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos.

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais. Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos.

Na sequência da história bíblica, os querubins também aparecem relacionados à defesa da santidade e da glória de Deus. Inclusive, na tampa da Arca da Aliança havia a figura de dois querubins. Já os serafins parecem estar sempre envolvidos com o serviço ao redor do trono de Deus.

Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas. É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial na mitologia dos anjos, os que estão mais próximos de Deus.

E o livro do Apocalipse confirma: “Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus” (Ap 8,2).

São Miguel é um dos três arcanjos a quem os católicos costumam nutrir uma fiel e especial devoção, a fim de pedir-lhe proteção e libertação dos ataques do inimigo de Deus. Afinal, ele é conhecido por ser um guerreiro de Deus contra o mal.

Miguel, Gabriel e Rafael são seres celestiais, divinos e de luz sempre a serviço de Deus. Esses anjos possuem diversas missões como, por exemplo, o dever de proteger os seres humanos. Acredite e confie nas suas forças, pois são a nossa ponte de ligação direta com os céus.

Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).

Tidos como os guardiões do trono de Deus, eles possuem forma de aros dourados interligados com vários olhos em cada uma das esferas, e se movem voando pelos céus.

Alguns Santos Papas da Igreja distinguiram três grupos divididos em três hierarquias e cada hierarquia em três coros: os Serafins, os Querubins e os Tronos; As Dominações, as Virtudes e as Potestades; Os Principados, os Arcanjos e os Anjos.

Os textos bíblicos falam de querubins, serafins, pelo menos um arcanjo, e anjos em geral. Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

Ela respirou fundo e respondeu: – Os anjos, diferente de nós, não moram em um lugar fixo. Pois, são criaturas dotadas de grande sabedoria e sutileza. Sendo assim, não moram em um lugar fixo… Eles existem!