Quem é o verdadeiro Buscapé?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ele não é negro e seu apelido não é Buscapé. Mas o fotógrafo free-lancer José Wilson dos Santos, 41 anos, é a versão em carne e osso do personagem-narrador do filme campeão de bilheteria Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund.

José Eduardo Barreto Conceição (Rio de Janeiro, 11 de abril de 1957 – Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1985), mais conhecido como Zé Pequeno, anteriormente conhecido como Dadinho, foi um criminoso do bairro carioca Cidade de Deus que atuou entre os anos 70 e 80.

O filme “Cidade de Deus” (2003), de Kátia Lund e Fernando Meirelles e fotografia de César Charlone, foi escolhido pela revista American Cinematographer como uma das melhores fotografias entre 1998 e 2008.

O Zé Pequeno foi preso e fugiu da Frei Caneca. Quando voltou para tomar o ponto dos prédios, foi morto pela outra geração que já tinha assumido o tráfico.

Zé Pequeno (Leandro Firmino)
O intérprete de Zé Pequeno hoje tem 43 anos. Atualmente, Leandro Firmino interpreta Gilmar na série “Impuros”, disponível na plataforma de streaming Star+. Em 2019, ele esteve na novela “Órfãos da Terra” e no seriado “Pais de Primeira”, ambos da Rede Globo. É casado e pai de dois filhos.

O cineasta Fernando Meirelles, criador do longa Cidade de Deus, uma das produções brasileiras mais conhecidas e vistas no cinema mundial, tem presença confirmada na CCXP 2022, que acontece em São Paulo entre os dias 1 e 4 de dezembro.

O filme mescla elementos de defesa da maldade inata (observe-se no desenvolvimento da personalidade cruel e sádica de Zé Pequeno, desde criança) e na construção social do indivíduo (é perceptível a ausência do Estado político, que só aparece para reprimir ou corromper).

Ao ser condenado a 36 anos de prisão por tráfico e homicídio, Ailton Batata repetia a sina de um sem-número de jovens das favelas cariocas. Por isso, a última coisa que poderia imaginar é que sua história virasse sucesso no cinema.

O traficante acaba sendo morto pela própria gangue, que ocupa a "boca de fumo". Enquanto a história de violência se perpetua, Buscapé tem duas escolhas: expor a corrupção da polícia ou vender a foto do bandido morto para o jornal.

Zé Pequeno esteve entre os pioneiros na abertura de terreiros de candomblé em Vitória da Conquista, e a sua história e a da sua “Casa de Santo” é destaque entre os iniciados e frequentadores da religião afro-indígena-brasileira na Bahia. Casou-se duas vezes na Igreja.

O Trio Ternura foi um grupo musical de funk brasileiro que surgiu nos anos 70, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Formado pelos irmãos Jair, Jairo e Nair de Souza, o grupo ficou conhecido por suas músicas românticas e dançantes, que embalaram muitas festas e bailes da época.

Segundo os autos, a principal liderança do crime na comunidade é Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, que foi preso em 2016 e solto no ano seguinte, tendo voltado ao comando do tráfico.

Cidade de Deus foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Fotografia, Edição e Direção na edição de 2004. O curioso é que o boicote de parte dos críticos com o filme serviu como metodologia de mudança: uma pesquisa foi encomendada visando acabar com injustiças como a do caso de Cidade de Deus.

Contudo, apesar de ser ambientada no Rio de Janeiro, a produção será gravada na cidade de São Paulo! Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (14) no Rio2C, o cineasta Fernando Meirelles explicou os motivos por trás da decisão.

Quase todos os personagens do filme foram baseados em pessoas reais. Zé Pequeno, Bené e Mané Galinha existiram de verdade, assim como as amizades e os conflitos. O personagem Cenoura não existiu na vida real, mas foi baseado no traficante Ailton Batata.

Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A região era um sub-bairro que pertencia ao bairro de Jacarepaguá, mas, por decreto municipal, foi desmembrada de Jacarepaguá, e tornou-se oficialmente o bairro Cidade de Deus.

TRÂNSITO NO ENTORNO DA CIDADE DE DEUS | Neste momento, todas as vias estão liberadas. No entanto, ainda reflexos em diversas vias no entorno.

Em 2021 Darlan Cunha retornou aos holofotes com um visual repaginado, com dreads no cabelo e tattoos espalhadas pelo corpo. Além disso, ele apresentou uma novidade na carreira: agora é também rapper. Em janeiro ele lançou primeiro single, chamado Motivação.

Rubens Sabino da Silva

Rubens Sabino da Silva, ator de 'Cidade de Deus'
Mas a fama não trouxe lucros para Rubens. Assim como há 20 anos, quando o filme foi lançado, o ator vive em situação de rua no Rio de Janeiro. “Esse diálogo virou música e tudo. E o filme é um dos mais vendidos até hoje, foi indicado quatro vezes ao Oscar.