Quem entra na igreja antes da noiva?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Nem sempre o convencional é viável. Assim, veja como pode fazer para sua entrada ser marcante mesmo sem seguir padrões pré-estabelecidos. Geralmente o noivo entra primeiro com sua mãe, anunciando que a cerimônia está começando. Depois vêm os padrinhos, dama e pajem e por último a noiva com seu pai.

Daminhas, normalmente entram após a noiva levando as alianças, acompanhadas dos pajens. Floristas, terão a função de anunciar a entrada da noiva, normalmente ela entra jogando pétalas pelo caminho onde a noiva irá passar, ou entregando raminhos para os convidados mais próximos que estão assistindo ao casamento.

Normalmente, eles acompanham as daminhas e os pajens ou fazem uma entrada solo (muito bem treinada antes!) com as alianças. Mas há noivas que escolhem o filho peludo para acompanhá-las até o altar.

Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

Pai do noivo e mãe da noiva
Em seguida entra a mãe da noiva com o pai do noivo, que a deixará do lado esquerdo do altar para juntar-se à mãe do noivo do lado direito do altar.

Acompanhar a noiva até ao altar
Essa é a função mais conhecida e simbólica do pai da noiva na cerimônia. Seu pai será primeiro a te ver pronta para o casamento e te conduzirá até o amor da sua vida.

Em casamentos cristãos é comum incluirmos a entrada da Bíblia antes da entrada dos pais, para lembrar que Deus vem em primeiro lugar. Ela pode ser levada por uma criança, por uma pessoa especial, que seja exemplo para os noivos, ou pelo celebrante.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

A noiva entra na igreja à direita* do pai, de braços dados ou de mãos dadas com ele. Ao chegar, o noivo oferecerá seu braço esquerdo para que subam ao altar. A noiva permanece à esquerda do noivo durante toda a cerimônia.

Destaco que a forma clássica dos pais entrarem com as filhas é dar os braços a elas e seguirem firmes até o altar. A noiva normalmente acompanha o pai pelo lado direito, mas se a cauda do vestido for muito longa, os lados podem ser invertidos para evitar que o pai tenha que dar uma volta muito longa pela esquerda.

O pai e a mãe entram juntos com a noiva.
Esta é uma configuração emprestada da tradição judaica onde tanto o noivo quanto a noiva entra acompanhado de ambos os pais.

A noiva pode substituir a entrada do pai pela mãe, irmão, parente, amigo querido ou, até mesmo, entrar sozinha. Os convidados irão entender perfeitamente que, na ausência do pai, a noiva escolheu alguém com quem possui afinidade e grande estima para acompanhar nesse momento. A substituição não é uma regra.

O pai acompanha a noiva até o altar para simbolizar que ele não é mais quem cuidará dela, passando o posto para outra pessoa, é uma forma simbólica de confiar sua filha à alguém que vai amá-la e respeitá-la com todo o cuidado do mundo.

Já no grande dia, ela fica de olho em cada detalhe e dá todo o suporte e apoio que a noiva precisa. Em alguns casos, as demoiselles também podem entrar depois da noiva, segurando o seu véu.

Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família. Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.