Quem era o marido da viúva que Eliseu multiplicou o azeite?

Perguntado por: salves . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Não sabemos, com certeza, se o servo de Deus, Obadias de I Reis 18, do tempo do profeta Elias, foi o marido da mulher viúva que foi socorrida pelo profeta Eliseu e que, de maneira miraculosa, viu a poderosa intervenção do Senhor em seu favor e em favor de seus filhos (II Rs. 4).

Esse Obadias foi um mordomo chefe (ou administrador, governador) encarregado do palácio do rei Acabe e Jezabel (1Rs 18:3-16). Desde jovem, Obadias era temente a Deus. Seu compromisso com o Senhor ficou evidente quando, durante a perseguição promovida por Jezabel aos profetas, ele escondeu cem profetas em duas cavernas.

O azeite da viúva seria aumentado milagrosamente! Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. O milagre ficava então limitado a tanto quanto fosse a fé dela, pois quanto mais vasos conseguisse, mais puro azeite receberia.

A viúva da botija de azeite tinha uma boa relação com os filhos. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. (2 Reis 4:5). Essa relação envolvia respeito e uma boa comunicação da mulher para com os filhos.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Obadias dirigiu suas profecias aos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó (ver Gênesis 25:30), e moravam no território ao sul de Judá. Embora os edomitas não fossem da casa de Israel, ainda assim pertenciam à família de Abraão.

O rei de Israel, chamado Acabe, era um homem muito ruim e perseguia os profetas de Deus.

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Dez pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome: 1. Um israelita que era chefe da casa do rei Acabe (1Reis 18:3).

Uma BOTIJA era um recipiente onde se ARMAZENAVA o azeite, sendo então de boca estreita, ele dificultava a sua visão e o cálculo exato de sua quantidade. É certo que o azeite, para manter a sua qualidade deve ser guardado em recipientes fechados e longe da claridade.

O assunto principal do livro de Obadias é o julgamento divino contra Edom por causa de sua hostilidade contra os judeus. A mensagem do profeta nos reporta a promessa que Deus fez a Abraão '' […] abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem […]'' (Gn 12 3).

O azeite parou porque ela não apresentou mais vasilhas vazias, pois, se assim fora, ELE as encheria todas. É claro que ela resolveu seu problema pagando a dívida e vivendo do resto, mas poderia ter ido além.

A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

O azeite era um produto de valor suficiente para que Eliseu aconselhasse a viúva a pagar sua dívida mediante a venda de azeite (2 Reis 4:7). Era guardado nos tesouros reais juntamente com ouro, prata e especiarias (2 Reis 20:13), e também era usado no pagamento do tributo (Oseias 12:1).

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido. Neste sentido, os cristãos somos botijas.