Quem era o rei Salomão na Bíblia?

Perguntado por: dporto4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O rei Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba. O rei Salomão governou sobre Israel aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Salomão é conhecido por sua sabedoria, e por ter sido o rei que construiu o primeiro Templo de Jerusalém.

o rei Salomão foi grande em sabedoria, riqueza e poder além de qualquer um dos reis anteriores, mas, influenciado por suas esposas estrangeiras desviou-se do caminho do Senhor e fez o que era mau aos olhos de Deus.

Salomão, cujo nome significa “o pacífico”, foi o segundo filho do rei David de Israel, “o escolhido por Deus” e uma das suas últimas esposas, Betsabé, e embora não fosse o primeiro na linha de sucessão, foi investido rei quando tinha cerca de 15 anos de idade, antes de o pai morrer.

Porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos filhos de Amom” (1 Reis 11:4, 5). Astarote era a deusa do amor e da fertilidade, cujo culto se caracterizava por atos licenciosos e impuros. Milcon era o principal deus dos amonitas.

Não é que ele tenha abandonado a Deus e não acreditasse mais Nele, ou não servisse mais ao Senhor, simplesmente, Salomão já não era tão fiel e não servia mais inteiramente a Deus, deixou o seu coração se dividir. Salomão deixou seu coração se dividir para outros deuses e afastou-se do Senhor.

Jerusalém

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 5 – Seja generoso.
  • 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 7 – Seja paciente e constante.

Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas. E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses.

Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele e ofereceu dar-lhe o que quisesse, mas o jovem pediu apenas sabedoria para governar seu povo. Fascinado com tamanha humildade, Deus o transformou no homem mais rico, sábio e vitorioso de todos os tempos.

A grande riqueza do rei Salomão está diretamente ligada à sabedoria. Como podemos observar na passagem do livro de Segunda Crônicas 1 a partir do versículo 7: Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.

Salomão viveu uma vida longa e repleta de prosperidade, riquezas e boa fama. Deus o abençoou com sabedoria, porque esse foi o seu pedido: “Dá-me agora sabedoria e conhecimento para conduzi-lo com competência. Pois quem seria capaz de governar uma nação tão grande como esta?” (2 Crônicas 1:10).

1Reis 3:5-12 NTLH. Naquela noite, o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: — O que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: — Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo.

Deus apareceu em sonho ao rei Salomão quando ainda era jovem e começava a reinar. Deus sabia que Salomão era um homem de oração, o Senhor lhe disse: “pede-me o que quiseres que eu te dê” (II Crônicas 1.7) e Salomão pediu a Deus sabedoria para reinar sobre o povo de Deus em lugar de seu pai Davi (II Crônicas 1.10-12).

1 Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra seu pai, mas o filho tolo é a tristeza de sua mãe. 2 Os atesouros da impiedade de nada aproveitam, porém a justiça livra da morte. 3 O Senhor não deixa ter fome a alma do justo, mas a aspiração dos ímpios rechaça.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs.

Roboão

E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).

“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

Profanação do Templo de Salomão
Salomão fora desencaminhado pelos ardis de mulheres idólatras e sua rebeldia contribuíra para o aumento da iniquidade em Israel. O templo logo perdeu sua santidade, e Jeová retirou Sua presença protetora do local que deixou de ser sagrado.