Quem eram os gêmeos Rômulo e Remo?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Conforme a mitologia romana, Rômulo e Remo eram irmãos gêmeos descendentes do rei Marte e de Reia e, assim que nasceram, foram arremessados no rio para que se afogassem e morressem. Porém, foram alimentados por uma loba chamada Capitolina, sobreviveram e um deles, Rômulo, fundou Roma.

A busca por uma nova terra acabou dividindo os dois irmãos, pois Rômulo queria fundar a nova cidade sobre o Palatino, enquanto Remo queria fundá-la sobre o Aventino. Esse desentendimento se transformou em uma briga que resultou no assassinato de Remo por Rômulo.

A história da fundação de Roma está ligada a uma origem mitológica. Segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.

Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos que, segundo a mitologia romana, estão diretamente ligados à fundação de Roma, tendo sido Rômulo especificamente o fundador da cidade. Segundo a lenda, filhos do Rei Marte e de Reia, os irmãos foram atirados a um rio para morrerem afogados.

Vem do latim “ramus”. Remo é uma haste de madeira ou metal leve, com extremidade achatada, plana ou curva, usada para impulsionar embarcação à força dos braços humanos. Remar vem do latim e significa “impulsionar embarcação por meio de remos”. Com muita tradição, o remo está em voga nos Jogos Olímpicos.

Os irmãos foram jogados em um cesto no Rio Tibre e por um milagre foram salvos por uma Loba, que os amamentou e cuidou, até serem acolhidos por um camponês. Diz a lenda que os irmãos cresceram com habilidades extraordinárias. Já crescidos, Rômulo e Remo matam Amúlio e depois fundaram Roma, no Monte Palatino.

Símbolo da "Cidade Eterna", a internacionalmente famosa Loba Romana é uma das principais atrações dos Museus Capitolinos. Trata-se de uma estátua de bronze que representa os irmãos Rômulo e Remo, os legendários fundadores da capital italiana.

A tradição aponta que o primeiro rei foi Rômulo, filho de Marte e rei em certo modo mítico, e responsável por formar a primeira organização política da cidade. Seu nome, Rômulo, significa Romano.

Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro. Pompílio, o sucessor, acrescentou janeiro e fevereiro.

Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos.

Luperca

Uma loba, chamada Luperca, se aproximou do rio para beber água e lhes abrigou e amamentou em seu refúgio do Monte Palatino até que, finalmente, os bebês foram encontrados e resgatados por um pastor cuja mulher os criou.

Civilização Romana - História da Civilização Romana. Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascer, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre e salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu.

Os romanos conquistaram vários impérios e a sua influência na humanidade foi tremenda. O alfabeto, a numeração, os templos, os aquedutos e outros monumentos incríveis como o Coliseu e o Panteão fazem parte de um vasto legado deixado por este povo.

Ele também é pai de Theo, de 6 anos, fruto de seu relacionamento com Nilma Quariguasi.

Rômulo e Remo são personagens da mitologia romana e estão diretamente ligados à fundação de Roma. Segundo a lenda, eles eram filhos do deus grego Ares (ou Marte) e da mortal Reia Sílvia, filha do rei de Alba Longa. Amúlio, irmão de Numitor, depôs o irmão e obrigou Reia a integrar o grupo das Virgens Vestais.

Rômulo (753 a 715 a.C.): primeiro rei de Roma
Talvez uma das mais importantes seja o Senato, criado durante o reinado de Rômulo.

Em 1983 o remo chega ao Brasil nos moldes que conhecemos hoje, na cidade de Santos e de Porto Alegre, essas cidades que popularizam o remo no país. Mas o registro da atividade no país vem desde 1566 quando os portugueses competiam com os franceses por aqui.

É conhecido popularmente como Leão Azul, apelido que faz referência à mascote e à cor oficial da agremiação, o azul-marinho.