Quem escondeu os 100 profetas?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

Abadias (ou Obadias na Bíblia Almeida), escondeu 100 profetas na cova. A seca já se estendia por 03 anos e 06 meses, então Deus envia Elias até Samaria, na capital do reino de Israel, para encontrar-se com o Rei Acabe, para fazer uma convocação e desafio aos sacerdotes de Baal no Monte Carmelo.

Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

O profeta de Judá é condenado
Quando estavam os dois à mesa, o Senhor falou ao profeta de Betel 21e este disse em voz alta ao profeta que viera de Judá: «O Senhor diz que tu lhe desobedeceste e que não cumpriste a ordem que o Senhor, teu Deus, te tinha dado.

Jeremias

Alguns chamam Jeremias de o profetachorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Jezabel ordena massacre aos profetas de Israel - RecordTV - R7 Jezabel.

Ezequiel profetizou e proferiu as palavras do Senhor aos judeus exilados na Babilônia na mesma época em que Jeremias estava profetizando em Judá e Daniel estava profetizando na corte dos babilônicos.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Ele alegou ter sido um servo fiel e zeloso pelo Senhor, enquanto os israelitas quebraram a aliança. No fim, ele acabou julgando estar sozinho e sendo perseguido. Então Deus lhe ordenou que saísse da caverna para o monte e se colocasse perante o Senhor.

Elias tinha passado ao fio da espada os profetas de Baal, Jezabel ameaça fazer o mesmo com o profeta de YHWH. Elias foge para não morrer, salvar sua vida, depois pede que seja YHWH a lhe tirar a vida.

A caverna tem também uma conotação com o antro, o abismo e o inferno, com dragões, monstros e personagens terríveis. As grutas são também consideradas locais que geram energia da terra e por isso são utilizadas como templos, tanto na religiosidade pagã como na cristã, onde a Virgem aparece.

Na parábola Jesus fala sobre um credor que tinha dois devedores. Esse credor era um tipo de agiota com quem dois homens contraíram dividas. Os valores das dividas dos dois homens eram diferentes. O primeiro devia ao credor quinhentos denários, enquanto o segundo devia cinquenta.

Com exceção do fato de que Obadias era um profeta no reino do sul (Judá), não sabemos nada sobre seu passado ou ministério. O nome Obadias significa “servo do Senhor”, bem apropriado para esse profeta (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Obadiah”).

Elias vê Acabe se humilhar a Deus e recebe mensagem do Senhor.