Quem está amamentando pode menstruar?

Perguntado por: agonzaga9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Algumas mulheres conseguem ter um ciclo menstrual normal mesmo amamentando. Inclusive são bastante frequentes relatos de mulheres com pouco tempo de pós parto já com o ciclo regulado como antes da gravidez. Em contrapartida, algumas mulheres podem ficar até 1 ano sem menstruar.

Outra diferença entre os dois tipos de corrimento é a duração. A menstruação costuma durar cerca de 5 dias, já o lóquio se prolonga por até seis semanas. Quanto ao retorno da menstruação, ele só acontecerá depois de algumas semanas ou meses após o parto. Isso vai depender de alguns fatores, como a amamentação.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

A menstruação após o parto é irregular. Os níveis das hormonas estrogénio e progesterona diminuem de forma brusca nas horas seguintes ao parto. Esta diminuição pode desencadear uma depressão, da mesma forma que alterações hormonais a uma escala muito menor, por vezes, causam mudanças de humor pré-menstruais.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Implante subcutâneo de etonogestrel — Implanon®
Sua taxa de eficácia é maior que 99% e o seu efeito dura por 3 anos. O implanon® pode ser inserido a qualquer momento após o parto e não tem nenhuma influência sofre a amamentação.

Não há como amenizar: a loquiação dura muito tempo. Quatro a seis semanas de sangramento e corrimento após o parto é comum. Nos primeiros dias, você pode esperar um sangue vermelho vivo ou escuro e alguns pequenos coágulos.

Não entre em pânico se vir sangue após uma relação sexual pós-parto. É normal ter um pouco de sangramento, mas se for intenso ou continuar por mais de um ou dois dias, não deixe de falar com o seu médico. E lembre-se: mesmo que o início seja difícil, tudo melhora com o tempo.

Uma outra situação em que a menstruação escura é normal, é no período pós-parto em que o útero demora cerca de 45 dias, para voltar ao tamanho normal, havendo sangramento durante todo esse período.

Entenda por que o leite seca
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.

Ansiedade, desconforto, dor e estresse
Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite. Por isso o apoio do companheiro, família e muitas vezes auxílio e orientação e apoio um profissional de saúde é fundamental.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Isso é um mito. Embora o nível de prolactina – hormônio relacionado com a produção de leite materno – possa dificultar uma nova gestação, os especialistas não sabem explicitar até que ponto isso acontece.