Quem está amamentando pode tomar leite com Nescau?

Perguntado por: mcosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Não. Embora a mulher tenha que ter cuidado ao ingerir chocolate enquanto estiver amamentando, ela não precisa cortar esse alimento da dieta. O problema de comer chocolates na lactação é que algumas substâncias passam para o leite materno, provocando reações alérgicas no bebê.

Em alguns casos, o leite de vaca também pode provocar cólicas no bebê, podendo ser necessário que a mãe tome leite sem lactose ou, até mesmo sendo necessário retirar o leite de vaca da sua dieta, podendo ser substituído por leites vegetais, como o leite de coco, o de amêndoas ou de arroz.

O ideal é que se tenha uma alimentação mais leve, evitando produtos açucarados, gordurosos e industrializados. O consumo de frutas, legumes, carnes magras, verduras e grãos integrais são benéficos. Caso queira tomar leite, opte por vitaminas (leite + frutas) e evite o uso de achocolatados.

Dor para amamentar, privação de sono, cobranças, falta de apoio… Todos esses fatores juntos acabam por inibir a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, prejudicando a amamentação. Além disso o próprio estresse pode levar à diminuição da produção de leite.

O leite materno, dentre todos os leites de mamíferos, é o que tem maior teor de lactose, um tipo de açúcar que pode causar as cólicas durante o processo de fermentação, especialmente pelo sistema digestivo ainda ser imaturo.

Por conta de proteínas presentes na composição do leite de vaca, a bebida e seus derivados como queijos, manteiga e chocolate podem ser um problema para os sintomas ligados às cólicas dos bebês.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

O chocolate é um alimento irresistível, não é mesmo? No entanto, ele possui uma substância chamada teobromina, que é semelhante a cafeína. Essa substância é detectada no leite materno duas horas e meia após a sua ingestão, podendo deixar o bebê com insônia.

Produtos com cafeína, como o chocolate, café ou chá preto também devem ficar de fora. Além disso, o consumo de alguns chás também deve ser feito com cuidado, pois algumas plantas podem conter substâncias capazes de provocar efeitos colaterais tanto na mãe, como no bebê.

Devido à sua composição baixa em nutrientes e rica em substâncias químicas (conservantes, gordura hidrogenada) e devido ao alto consumo.” Além dos problemas citados, o excesso de substâncias contidas nos achocolatados pode causar cáries, hiperatividade, colesterol alto e recusa de alimentos nutritivos.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Por que ocorre o vazamento de leite na mãe? O leite materno extravasar um pouco das mamas pode ser considerado um desequilíbrio entre a quantidade que é sugada pelo bebê e volume que ainda está armazenado para consumo.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.