Quem está com diarreia pode comer banana com aveia?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Banana, maçã e aveia estão entre eles… mas você sabe por quê? Já diz a sabedoria popular que banana é uma arma potente para controlar episódios de diarreia.

Alimentos laxantes em geral são ricos em fibras: aveia, linhaça, grãos integrais, feijão, lentilha, algumas frutas e verduras. Mas leite e derivados também têm esse efeito.

A banana prata e a maçã têm menos fibra solúvel e, por isso, podem prender o intestino. Já a banana nanina auxilia na formação do bolo fecal e do bom funcionamento do trato intestinal, juntamente com outros alimentos considerados laxantes.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Iogurte com aveia
Os probióticos presentes no iogurte melhoram o funcionamento do intestino. Logo, consumir aveia junto desse alimento só trará benefícios para sua digestão e trânsito intestinal. Em média, um copo de iogurte desnatado com duas colheres de sopa de flocos de aveia contém 3,5 gramas de fibras.

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

3 alimentos que endurecem as fezes
Agora que você já aprendeu sobre a importância do equilíbrio da flora intestinal e quais os principais sintomas da constipação, chegou a hora de conhecer os 3 principais alimentos que endurecem as fezes. São eles: a carne vermelha, os doces açucarados e os alimentos ultraprocessados.

Banana com aveia: Benefícios
A combinação destes dois ingredientes pode fornecer os nutrientes com benefícios potenciais para a saúde, cada um contendo vitaminas, fibras, proteína e nutriente antioxidante. É importante considerar as porções e frequência apropriadas para obter os benefícios.

Qual o melhor remédio para cortar a diarreia?

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

MODO DE PREPARO
Em uma panela funda, aqueça o leite em fogo médio, adicione a aveia e ½ colher de canela e leve para ferver. Mexa durante 5 minutos, até que a mistura engrosse. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos.

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

Destaque para esse outros alimentos que prendem o intestino: limão, cenoura cozida, creme de arroz, chá preto e mate.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Os probióticos contidos na Enterogermina são benéficos para a saúde isso porque ao chegarem ao intestino, formam uma proteção contra germes ou agentes agressores. Assim, melhoram o equilíbrio da flora intestinal, além da indução de vitaminas com foco no complexo B.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Os especialistas consultados por VivaBem são unânimes em afirmar que ele não corta ou cura a diarreia. Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.