Quem fala a verdade o espelho ou a câmera?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

Chamamos de imagem real toda imagem produzida por um feixe de luz que convergir sobre algum ponto após ter sido refratada por uma lente convexa (de bordas finas) ou após ter sido refletida por um espelho, como acontece nos espelhos esféricos côncavos ou parabólicos.

Esse fenômeno chama-se Fotogenia, a forma como nos vemos através da foto pode ser influenciada por inúmeras variáveis: fatores como o ângulo, a iluminação e até o equipamento utilizado podem transformar uma cena. Ainda assim, é papel da fotografia fazer com que a reprodução de um momento seja natural.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Esse "fenômeno" é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

Os espelhos não refletem nossa verdadeira imagem
Desde a forma como repartimos o cabelo, até o jeito como sorrimos, nossos rostos não são simétricos. A nossa imagem, vista no espelho, não é a mesma que mostramos ao mundo — os lados, esquerdo e direito, estão invertidos.

Para ativar ou desativar:

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. À direita, na parte de cima, toque na letra inicial ou foto do perfil da sua conta.
  4. Toque em Configurações do Google Fotos. ...
  5. Ative ou desative a opção Agrupamento por reconhecimento facial.

Acontece que, com a proximidade da câmera, a lente pode fazer com que alguns traços pareçam maiores do que são na vida real. Um flash forte também pode "prejudicar" seus traços, especialmente se a foto for tirada em um quarto escuro, tornando o rosto brilhante e oleoso.

Olá! Durante o desenvolvimento facial, alguns pacientes podem desenvolver assimetrias faciais, sejam elas relacionadas com o esqueleto facial, sejam elas relacionadas com o tecido mole que envolve este esqueleto. Estas assimetrias podem entrar em remissão ou manter-se em atividade lenta mesmo após cessar o crescimento.

2 .
Para evitar sair com papada na foto, alongue seu pescoço (tipo cisne) e empurre o rosto um pouco pra frente. Procure evidenciar o rosto e aponte o queixo um pouco pra baixo. Dessa forma além de esticar o pescoço, te passa mais postura.

Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.

Isso acontece pois ao registrar uma foto, a objetiva estica o objeto de maneira não uniforme, causando distorção na relação borda x centro da fotografia. Esse efeito, que na verdade são três, são conhecidos por efeito barril, efeito almofada e efeito complexo.

As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.

A pesquisa realizada por Nicholas Epley, da Universidade de Chicago e por Erin Whitchurch, da Universidade de Virginia, revela que temos tendência de nos percebermos mais bonitos e atraentes e de nos achamos melhores do que realmente somos, não apenas fisicamente, mas em todos os sentidos.

A fotogenia não está relacionada necessariamente com a beleza. Há pessoas que são objetivamente atraentes, mesmo assim sua imagem nas fotos não fica boa. Da mesma forma, outra pessoa que não é muito atraente pode oferecer boa imagem de si mesmo. Assim, pode-se dizer que a fotogenia é um pequeno mistério de cada pessoa.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.