Quem fez a primeira música do mundo?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.

Curiosidade: a música mais longa do mundo
Você certamente nunca imaginou que no mundo poderia haver uma música com 639 anos de duração, correto? As Slow as Possible, do compositor John Cage, é a música mais longa do mundo e foi composta em 1987.

A música “Envolver”, lançada por Anitta em novembro de 2021, alcançou o primeiro lugar no ranking das músicas mais tocadas no planeta do Spotify.

Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.

Através de alguns processos, foram descobertos cerca de 1300 estilos musicais – um dos mais completos mapas de estilos de músicas visto até hoje. O resultado é um enorme número de ritmos de estilos, muitos deles até então desconhecidos por muita gente. São gêneros novos, antigos, e alguns deles uma mistura dos dois.

Hino Hurriano para Nikkal (1.400 a.C.)
Considerada a canção mais antiga do mundo, o Hino Hurriano para Nikkal é uma homenagem à deusa semita dos pomares, e faz parte de 36 hinos escritos em cuneiforme por um autor desconhecido. Atualmente, as tábuas musicais se encontram à exposição no Museu Nacional de Damasco, Síria.

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

Melodia, ritmo e harmonia. Esses são os três elementos da música que formam o estilo.

Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo.

No smartphone, toque e mantenha pressionado o botão home ou diga "Ok Google". Pergunte "Que música é esta?" Tocar uma música, cantarolar, assobiar ou cantar a melodia dela. Cantarolar, assobiar ou cantar: o Google Assistente identificará possíveis correspondências para a música.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Em geral, o compositor é o autor da música e como tal, é o detentor dos direitos autorais. Atualmente as composições musicais são defendidas pela legislação de direitos autorais.

Neste artigo são discutidas algumas situações onde a música pode gerar resultados negativos: escuta de um conteúdo associado a momentos difíceis na vida de uma pessoa; audição de algo que não gostamos; alteração do estado de consciência; aplicação em algumas patologias sem o conhecimento das características musicais ...

Além de acalmar, a música alivia o estresse e pode ajudar sua memória! Gente, ouvir música só faz bem, viu? A música pode melhorar a memória, aliviar o estresse, aumentar a disposição e até despertar a criatividade, entre vários outros benefícios!

A música mais triste do mundo é Gloomy Sunday (Domingo Sombrio, em tradução livre), do compositor húngaro Rezsõ Seress. Gravada em meados da década de 1930, a faixa também ficou conhecida como “Canção do Suicídio” ou “Música Húngara Suicida”.