Quem fez empréstimo saque aniversário pode sacar o saque aniversário?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Não, pois na Antecipação de Saque Aniversário, o cliente quita o empréstimo numa única parcela utilizando o valor que tem direito ao Saque Aniversário, sem comprometer a sua renda mensal.

Por isso, se ao ser demitido houver saldo suficiente na sua conta do FGTS para pagar o empréstimo, não se preocupe que o valor continuará sendo descontado automaticamente, basta acompanhar o saldo no app do FGTS.

Marinho também disse que os trabalhadores que anteciparam o saque-aniversário com a Caixa por um empréstimo consignado ou que fizeram o pedido do saque-aniversário vão poder fazer o saque-rescisão a partir de março. Ou seja, se for demitido, o trabalhador poderá sacar o saldo, mesmo que tenha feito o saque-aniversário.

Quando o bloqueio é feito por empréstimo com o FGTS, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.

Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

O empréstimo do saque-aniversário é descontado diretamente das futuras parcelas do FGTS, que cairiam na conta no seu mês de aniversário. Por exemplo, se você optar por fazer a antecipação de 4 parcelas, nos próximos 4 anos o valor será descontado do seu saldo FGTS, no mês do seu aniversário.

Detalhes do artigo
É possível realizar a liquidação antecipada do Empréstimo Saque-Aniversário FGTS? Sim, porém a liquidação antecipada deve ser realizada com recursos próprios sem o uso do saldo do FGTS. Após a liquidação antecipada, o saldo do FGTS é desbloqueado.

Pagar dívida de empréstimo
Entretanto, é possível liberar o saldo bloqueado do FGTS quando o trabalhador paga integralmente o crédito. Assim, para recuperar a disponibilidade da conta, basta quitar todas as parcelas do empréstimo.

Dessa maneira, a opção de crédito pode ser utilizada desde que o empréstimo já tenha sido totalmente pago e a conta do cidadão com o benefício esteja liberada.

Desvantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS
Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.

Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória? Sim, a restrição de saldo não afeta o recebimento da multa rescisória no caso de demissão sem justa causa. Dessa forma, quem fez empréstimo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória sim!

É importante lembrar que o valor do fundo de garantia só pode ser utilizado como forma de contratar empréstimos se você optar pelo saque-aniversário do FGTS. Se o saque-rescisão do fundo for o que está ativo, não será possível usar o saldo do fundo para empréstimos.

E para quem deseja antecipar parcelas, também é possível. Os trabalhadores podem antecipar de uma só vez até 10 parcelas anuais sem precisar aguardar a data de saque anual do saque-aniversário. Entenda tudo que será necessário para antecipar suas parcelas do saldo FGTS.

Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário? Você pode solicitar a antecipação quantas vezes quiser, desde que ainda tenha saldo suficiente para cobrir os custos de contratos de até 10 anos.

Quando o saldo do FGTS é bloqueado, isso significa que os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não estão disponíveis para movimentação. Isso implica que o dinheiro depositado pelo empregador fica retido e não pode ser utilizado para pagamento de outras despesas ou dívidas.

E tanto quem optou pelo saque-aniversário, quanto quem optou pelo saque-rescisão pode utilizar o saldo do FGTS para o financiamento da moradia própria, conforme a Lei Nº 13.932, de 2019.