Quem fez o saque aniversário tem direito ao seguro-desemprego?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O saque-aniversário não possui conexão direta com o seguro-desemprego. Isso significa que o recebimento de um, não afeta o do outro e vice-versa. O saque-aniversário é uma opção concedida aos trabalhadores para que eles tenham acesso a parte dos recursos do FGTS a cada ano, no mês do seu aniversário.

É possível realizar a quitação antecipada do empréstimo FGTS de saque-aniversário solicitando à instituição financeira onde a contratação foi feita. No entanto, é importante destacar que não é possível utilizar o saldo do próprio FGTS para efetuar essa quitação antecipada.

Se é sua primeira vez solicitando, é necessário ter trabalhado pelo menos 12 meses. Caso seja sua segunda vez recebendo o benefício, é necessário ter trabalhado pelo menos 9 meses e se é a sua terceira ou mais vez recebendo, é necessário ter trabalhado pelo menos 6 meses.

Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão.

Sim, é possível, mesmo que o cliente tenha contratado parte da antecipação em outra instituição financeira, ele pode contratar a diferença na CAIXA, desde que haja saldo disponível em conta vinculada FGTS hábil para contratação.

Para sacar o saldo bloqueado no FGTS é necessário resolver a questão que levou ao bloqueio. Seja por meio da quitação do empréstimo vinculado, por ordem judicial de desbloqueio ou após a análise da solicitação do empregador pela Caixa Econômica Federal.

Sim, o trabalhador pode dar entrada no Seguro-Desemprego em qualquer estado, já que o benefício vigora em todo o país.

Dessa forma, quem fez empréstimo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória sim! Se eu optar pelo saque-aniversário e for demitido, perco o seguro-desemprego?

Nesse caso, mesmo quando você é demitido deve manter o pagamento das parcelas de empréstimo. Entre em contato com a instituição financeira e explique a situação para tentar renegociar a dívida. Na demissão sem justa causa, por exemplo, você ainda tem direito a receber a multa de 40% do FGTS e o seguro-desemprego.

Vale lembrar que, no Saque-Aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado se você for demitido sem justa causa e quiser sacar o dinheiro. Neste caso, você fica apenas com o valor da multa rescisória. Além disso, se você quiser mudar para a modalidade do Saque-Rescisão, precisa esperar um período de dois anos.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

Basta baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” Faça o login com sua conta gov.br. Com esta conta, você conseguirá fazer consulta seguro-desemprego pelo CPF e ainda ver informações de outros muitos benefícios. Escolha a opção “Benefícios” e, em seguida, “Seguro-desemprego

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.

Sim, nos dois casos o trabalhador poderá sacar o dinheiro, desde que depositado em uma conta do FGTS considerada inativa. Na legislação atual, porém, quem pede demissão e quem é demitido com justa causa não pode retirar imediatamente os recursos do fundo, que ficam bloqueados.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Quais melhores bancos para antecipar FGTS

  • Banco BV.
  • Sim Empréstimos.
  • Banco do Brasil.
  • Digio.
  • Banco Itaú
  • Meutudo.
  • Mobills.

Para conseguir essa antecipação, é preciso ter saldo na conta corrente e ter a documentação do seguro-desemprego em mãos. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, é possível antecipar até três parcelas do seguro-desemprego, com taxa de juros de aproximadamente 3% ao mês.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? – Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

40%

Multa rescisória demissão sem justa causa
Aqui, a multa rescisória é aplicada no valor máximo de 40% sobre o saldo do FGTS.