QUEM FOI A escrava Isaura na vida real?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Tudo leva a acreditar que a personagem não teria realmente existido, pois, não há indícios de que o autor tenha estado na região de Campos ou que tenha existido alguma Isaura por aqui. Pelo menos, não existe documento que comprove sua existência, a não ser a obra literária, considerada uma história de ficção.

Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura é escrava do Comendador, por ter nascido filha de sua escrava.

No final original de abril de 2005, quem matou Leôncio na novela Escrava Isaura da Record foi Seu Chico, papel de Jonas Mello. O personagem era um capataz e matou o patrão por ganância, quando descobriu o lugar em que o mau-caráter havia escondido as joias de Serafina (Maria Cláudia).

A mãe de Leôncio, senhora boa, sempre teve vontade de libertar Isaura e conceder-lhe certa quantia em dinheiro para garantir sua sobrevivência com dignidade. Ocorre que, antes de morrer, fez um pedido a seu filho Leôncio para que, quando possível, concedesse a liberdade a Isaura. Leôncio consentiu.

Isaura e Álvaro (Theo Becker) finalmente terão um final feliz e vão se casar. Tomásia (Mayara Magri) e Miguel (Jackson Antunes) vão adotar várias crianças e Diogo (Lugui Argman) e Helena (Fernanda Nobre) irão para Petrópolis. Geraldo (Caio Junqueira) e Malvina (Maria Ribeiro) vão começar uma nova vida em São Paulo.

Morte foi confirmada pelo filho dela, o escritor Tiago Santiago. A atriz Helena Xavier morreu nesta segunda-feira (5), aos 92 anos. O filho dela, o escritor Tiago Santiago, disse que ela morreu de causas naturais, em casa.

Provavelmente, a escrava da obra de Bernardo tinha a pele clara porque foi escrito em uma época em que o romance era lido, sobretudo, pelos burgueses que dificilmente aceitariam ou receberiam com bons olhos um livro cuja personagem principal fosse negra. Enfim, o racismo se encontra presente na obra.

Escrava Isaura é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 11 de outubro de 1976 a 5 de fevereiro de 1977, em 100 capítulos.

Álvaro paga dívidas de Leôncio e se torna dono de tudo que é dele.

Isaura, escrava de pele branca, foi criada como filha na família em que serve. Foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta.

Com um golpe rápido uma faca entra pelo corpo dele, o que o faz cair no chão. Joaquina reza por Isaura. Leôncio cai morto ao lado de Isaura que tenta tirar a faca do peito do seu ex-senhor.

Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal; fazendeiro morrerá com problema no coração. José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração.

Na TV paga, quem terminou como responsável pela morte de Leôncio foi Malvina (Maria Ribeiro).

A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) é o grande acontecimento do último capítulo de Pantanal. O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames.

Depois de um certo tempo, o comendador resolve se aposentar e a se mudar para a corte do Rio de Janeiro, deixando sua fazenda para o seu filho, Leôncio, que era casado com Malvina, mas era muito apaixonado por Isaura.