Quem foi a pessoa que inventou a escola?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.

O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.

Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Colégio dos Jesuítas

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

A história da educação teria assim começado de uma maneira intuitiva e natural, com as crianças aprendendo com os mais velhos por meio da observação, da mesma forma como fazem os animais. O aprendizado nessa época era concentrado nas necessidades do momento.

Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.

CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.

A escola mais antiga do mundo fica em Canterbury, Inglaterra. A Escola do Rei, como é chamada, foi fundada no ano 597.

Em outras palavras: o papel da escola compreende preparar seus estudantes para as mais diversas demandas sociais. Aliás, isso também inclui o papel fundamental que a escola tem a cumprir com a família do aluno. Afinal, a família também é responsável por ensinar a criança ou o jovem.

A história da educação no Brasil começa em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do País.

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.

Tim Berners-Lee

Oficialmente, o criador da internet foi Tim Berners-Lee. Ou melhor, ele é o criador do sistema WWW – World Wide Web.

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.