Quem foi Charles Babbage qual sua contribuição?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Charles Babbage é considerado o "pai" dos computadores. Seu primeiro conceito, a Diferença do Motor, é indiscutivelmente o primeiro computador já produzido. Desenvolvido em 1822, foi capaz de computar vários conjuntos de números e fazer cópias impressas dos resultados.

Idealizada em 1833 por Charles Babbage, um professor da Universidade de Cambridge, considerado o "pai" da informática moderna, a máquina analítica era muito similar, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operação.

(Máquina Diferencial e Máquina Analítica respectivamente)
Dentre todos os seus projetos os mais importantes foram a Máquina Diferencial e a Máquina Analítica. A primeira no entanto nunca entrou em produção ficando apenas no projeto sendo montada pelo filho de Babbage anos depois.

Tim Berners-Lee

Oficialmente, o criador da internet foi Tim Berners-Lee. Ou melhor, ele é o criador do sistema WWW – World Wide Web.

Ada Lovelace nasceu em Londres no dia 10 de dezembro de 1815 e é considerada a mãe da programação. Batizada como Augusta Ada Byron, a condessa de Lovelace prova desde o século XIX que as mulheres na programação podem promover mudanças significativas no mundo.

Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, foi uma das responsáveis pelo computador que temos hoje. Nascida no dia 10 de dezembro de 1815, ela é criadora do primeiro algoritmo do mundo. Sua contribuição para a máquina analítica do matemático Charles Babbage mudou o rumo do que foi criado nas décadas seguintes.

Charles Babbage

Em 1812, Babbage ajudou a fundar a Sociedade Analítica, cujo objetivo era introduzir desenvolvimentos de toda a Europa à matemática inglesa. Quatro anos depois, foi eleito membro da Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, a célebre Royal Society.

Essa máquina, inventada por Babbage, funcionava com base nas instruções de cartões perfurados e era movida a vapor. O projeto ainda possuía uma unidade central de processamento e memória expansível separados um do outro, característica que persiste nos computadores modernos.

A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Sociedade da Internet

A Internet é simplesmente uma rede de redes grandes, médias e pequenas. Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

A primeira linguagem de programação foi criada por Ada Lovelace em 1843. Ela usou papel para escrever o primeiro algoritmo para um computador, pois não havia computadores na época. Desde então, muitas linguagens de programação foram desenvolvidas e usadas para diferentes propósitos.

O algoritmo é o conjunto de instruções e regras que um programa de computador (mas não apenas ele) possui para executar suas funções. O conceito é bastante simples e mesmo tarefas simples podem ser descritas na forma de algoritmos, até mesmo as do dia a dia.

Um algoritmo é uma sequência de instruções bem definidas, normalmente usadas para resolver problemas de matemática específicos, executar tarefas, ou para realizar cálculos e equações.

Os algoritmos são sequências de instruções ou operações para alcançar um objetivo. Ele tem a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas por essas regras. Nas plataformas sociais, o objetivo do algoritmo é melhorar a experiência do usuário, mostrando publicações e anúncios do seu interesse.

Como Alan Turing revolucionou a computação.

A Internet como conhecemos surgiu em 1989 e tem sua criação atribuída a Tim Berners-Lee.

Entre os inventores brasileiros mais reconhecidos estão os padres Bartolomeu de Gusmão, Roberto Landell de Moura e Francisco João de Azevedo, além de Alberto Santos Dumont, Evaristo Conrado Engelberg, Manuel Dias de Abreu, Andreas Pavel e Nélio José Nicolai.

A primeira rede acadêmica brasileira, de 1992, tinha capacidade de 64 Kb/s. Para se ter uma ideia, era possível receber mensagens de texto, e-mails, transferir arquivos (com um pouco de paciência) e acessar websites não muito complexos. A abertura da internet comercial só viria três anos depois, em maio de 1995.