Quem foi Levi na Bíblia no Novo Testamento?

Perguntado por: tnogueira6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.

Levi viveu uma experiência profunda com Jesus. Era um funcionário do governo romano, creio ter um alto salário. Era publicano, vítima de preconceito. Ele foi honrado com um chamado especial; que privilégio, um chamado pessoal em que Jesus o chama para segui-lo; um líder por excelência.

Nas bênçãos de Jacó, as tribos de Simeão e de Levi são amaldiçoadas para que se “dispersem em Israel” (Gn 49.5-7). Rubén também é maldito (Gn 49.3- 4). As maldições se referem a uma situação posterior destas tribos e mostram que a situação não foi sempre igual.

Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.

Significa ligado e uma pessoa firme e decidida. que transmite muita confiança a todos aqueles que o rodeiam.

  • Coate
  • Joquebede
  • Merari
  • Gérson

Apelidos para Levi: Le, Vi, Lev e Levizinho.

Na vida real, o ator que deu vida a Levi na primeira versão da novela foi Rômulo Arantes.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

São Lucas

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

O garoto nasceu filho de uma prostituta da cidade subterrânea e, quando sua mãe Kuchel Ackerman faleceu, ficou aos cuidados de seu tio, Kenny Ackerman. Kenny não era exatamente flor que se cheirasse, mas tentou ensinar a Levi tudo o que sabia para sobreviver, incluindo manejo de facas e técnicas de combate.

Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel. A tribo de Levi tinha o chamado especial de possuir o sacerdócio e realizar ordenanças sob a lei de Moisés.

Santo André Apóstolo

Santo André Apóstolo, foi discípulo de João Batista.

Rubem deveria ter recebido a bênção mais importante porque ele era o primogênito, no entanto, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bila, concubina de seu pai”. Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito e sua descendência tornou-se um povo pastor de ovelhas, habitando a leste do rio Jordão.