Quantos livros Paulo escreveu no Novo Testamento?

Perguntado por: asoares4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A terceira parte do Novo Testamento é composta pelas Cartas (Epístolas) dos Apóstolos às novas igrejas fundadas. Essa parte é subdividida em outras duas: as treze Epístolas de Paulo, escritas pelo apóstolo Paulo, e as Epístolas Gerais, escritas por outros apóstolos.

Conheça o Apóstolo São Paulo
Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

A médium responsável por receber e escrever as orientações divinas das Cartas de Cristo seria uma mulher de origem inglesa — desenvolvida durante 40 anos para que pudesse se comunicar com Jesus —, que ainda receberia artigos do mestre, sendo que este material deverá ser compilado em um novo livro.

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés.

O Alquimista

Adorado por uns e criticado por outros, O Alquimista é a obra-prima de Paulo Coelho até à data, se tornando o livro nacional mais vendido de todos os tempos. Através dele, o autor assumiu uma posição de destaque no panorama literário internacional.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.

Epístola é uma passagem das Sagradas Escrituras (em geral extraída das epístolas dos Apóstolos), que é lida ou cantada antes do Evangelho. O lado da Epístola localiza-se à direita do celebrante quando este se encontra de frente para o altar, na celebração de costas para o povo; à sua esquerda fica o lado do Evangelho.

Uma epístola é geralmente a mesma que uma carta. Mas uma epístola é mais formal e uma carta é mais pessoal. Foi o formato em que vários livros do Novo Testamento foram originalmente escritos.

A carta é algo mais pessoal, escrita diretamente a uma pessoa ou comunidade, sem uma finalidade ulterior. A epístola, ao invés, visa um público mais amplo; tem como objetivo não somente aquele público imediato, mas gostaria de ser difundida a toda os cristãos.

Paulo dedicou mais de 14 anos a viagens missionárias.