Quem foi Nazinha de Luiz Gonzaga?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Em Gonzaga – de Pai pra Filho, Nazinha – como era conhecida – é interpretada por Cecília Dassi. Aos 23 anos, a atriz afirma que fazer papel de mais nova não é um problema. “O ator trabalha com o físico, com o que nosso corpo oferece.

Conhecido como Rei do Baião, Velho Lua ou Gonzagão, começou a tocar sanfona incentivado pelo pai, que consertava instrumentos de fole e tocava em forrós com bandas de pífanos.

História de Asa Branca
Asa Branca fala com muita sutileza de um problema muito sério: a seca do sertão. A forma como descreve as paisagens, a sazonalidade e os animais rendeu a Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

câncer de próstata

No dia 2 de agosto de 1989, Luiz Gonzaga morreu, aos 76 anos, de câncer de próstata.

  • Gonzaguinha
  • Rosa Gonzaga

Sua letra fala do sofrimento do povo do sertão nordestino, onde a falta de chuva durante boa parte do ano leva muita gente a se mudar para tentar a vida em outro lugar. Até mesmo a asa-branca fugiu da seca do sertão, diz a música.

Na canção que leva o nome da ave, há um relato sobre o período de seca do nordeste, que todos os anos castiga os homens, a vegetação e os animais. Na letra, a asa-branca “bateu asas do sertão”, o que indica o quão severa estava a temporada de seca na região.

Temática. O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca — Patagioenas picazuro, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. A seca obriga, também,o rapaz a mudar da região.

Luiz Gonzaga

O Gênero musical “Baião” criado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no final dos anos 40 surge como elemento inovador da música popular, dentro do contexto de afirmação da cultura brasileira como sendo uma música dançante do povo nordestino, o gênero se expandiu a partir do Rio de Janeiro conforme aponta NAPOLITANO (p ...

Antes dos dezoito anos, Luiz teve sua primeira paixão: Nazarena, uma moça da região.

O museu tem a maior coleção de peças originais do músico, conhecido como "Rei do Baião". Na coleção é possível encontrar sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro e fotografias, máquinas de gravar LP, medalhas, diplomas, obras de arte, parte do acervo pessoal de Gonzaga.

Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

( ) viu a terra ardendo como uma fogueira. ( ) questiona Deus pela judiação causada. 4. O eu-lírico, ao perceber que até a asa branca fugiu, se despede de ( ) Deus.

  • Humberto Teixeira
  • Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi canonizado, em 1726, por Bento XIII, que, após três anos, o nomeou protetor dos estudantes; Pio XI o proclamou, em 1926, Padroeiro da Juventude católica; João Paulo II o nomeou, em 1991, Padroeiro dos pacientes de AIDS.

4 de agosto de 1989

Hospital Geral de Recife

Luiz Gonzaga morreu no Hospital Geral de Recife, em 13 de setembro de 1967, em decorrência de ação perpetrada por agentes do Estado.

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga, uma das maiores lendas da música popular brasileira, completaria 110 anos neste 13 de dezembro.

ASA BRANCA

Que nordestino não fica feliz, de encontrar uma Asa Branca em pleno sertão, num período de grande estiagem? Comigo não foi diferente!