Quem foi o faraó do tempo de Moisés?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Ao todo foram 10 pragas enviadas por Deus como punição ao Egito e aos seus deuses. Essas pragas foram enviadas porque o faraó Ramsés II se negava a libertar os israelitas da escravidão. Os historiadores entendem que a narrativa das pragas é uma lenda hebraica.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José.

Moisés confronta o Faraó dez vezes, com as pragas e a mensagem de Deus: “Deixa o meu povo ir…” (7:16).

Nesse sentido, Lam cita o filósofo, rabino e médico judeu Moisés Maimônides (1135 ou 1138-1204), em cuja lápide, em Israel, está a seguinte inscrição: "de Moisés a Moisés, nunca houve outro como Moisés".

Cesarião foi o último faraó do Egito Antigo.
Seu nome completo era Ptolomeu XV Philopator Philometor César, e ele era, supostamente, filho de Cleópatra VII com Júlio César, embora o pai nunca tenha o reconhecido publicamente.

Ramsés II era auto-intitulado como um dos maiores faraós do Egito, um homem que reinou por muito tempo, ergueu uma infinidade de monumentos em homenagem as suas vitórias e controlou o maior império já construído em toda a História do Egito.

A tradição aponta Menes como o primeiro faraó do Egito Antigo, o qual teria sido responsável por unificar o reino dividido, o que teria acontecido por volta de 3.100 a.C., embora haja suspeita entre os historiadores da existência de uma linhagem anterior.

Por volta de 3200 a.C., Menés (também conhecido pelos nomes “Meni”, “Narmer” e “Men”), governante do Alto Egito, realizou o processo de unificação dos dois reinos formados ao longo do Rio Nilo. Por meio desta ação se transformou no primeiro Faraó da história egípcia.

Quando Abraão (Gn 12.15 e seg.) foi ao Egito, o Faraó era Amenemete iii, da 12ª dinastia, segundo algumas autoridades.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.

6 Assim fizeram Moisés e Aarão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram. 7 E Moisés era da idade de oitenta anos, e Aarão da idade de oitenta e três anos, quando falaram a Faraó.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.